A Câmara Municipal de Cuiabá apreciou, na sessão desta terça-feira (7), o veto parcial do Executivo ao Projeto de Lei nº 643/2025, de autoria do vereador Ilde Taques (Podemos), que institui a Campanha Permanente de Prevenção contra Bebidas Adulteradas com Metanol. Após a votação em plenário, os parlamentares decidiram por 15 a 11 manter o veto parcial, aprovando apenas o 1º dos 5 da proposta.
O veto encaminhado pelo prefeito atinge os artigos 2º, 3º, 4º e 5º do projeto. Na justificativa, o Executivo argumentou que esses dispositivos invadiam competências exclusivas da administração municipal ao estabelecer a forma de execução da campanha, atribuir responsabilidades a secretarias, prever a participação de estabelecimentos comerciais e tratar de aspectos orçamentários e administrativos.
Mesmo reconhecendo a relevância da iniciativa para a proteção da saúde pública e do consumidor, a Prefeitura sustentou que apenas os artigos que instituem a campanha e definem sua vigência poderiam ser sancionados sem vícios de constitucionalidade.
Com a decisão do Legislativo, a proposta deverá conscientizar a população sobre os riscos do consumo de bebidas adulteradas com metanol, por meio de ações permanentes de prevenção e orientação, fortalecendo a proteção da saúde pública e a defesa dos consumidores.
Para o vereador Ilde Taques, a manutenção do texto representa um avanço na prevenção de casos de intoxicação provocados por bebidas clandestinas, reforçando a necessidade de campanhas educativas para alertar a população sobre os riscos e incentivar o consumo seguro.
Dois homens foram presos em flagrante pela Polícia Militar após o crime em Nova Ubiratã;…
Vítima, de 45 anos, foi encontrada em uma área rural de Sorriso (MT) com graves…
Futebol do Interior - O duelo destacado pelo equilíbrio entre Cuiabá e Goiás terminou com empate em 1 a…
O candidato ao Governo de Mato Grosso, Wellington Fagundes, cumpriu nesta sexta-feira (21) uma agenda…
O Dia D da Multivacinação, realizado neste sábado (22) em Cuiabá, foi considerado um sucesso…
O conselheiro Alisson Alencar destacou, durante a análise das contas anuais de governo de Mato…