Categories: Economia

Confiança do comerciante cuiabano volta a ficar positiva pela primeira vez no ano

Após um período de cinco meses de desconfiança no comércio cuiabano, a pesquisa que monitora o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) na capital voltou a registrar resultado positivo em junho. A melhora de 4,8% em relação ao mês anterior fez o indicador atingir 100,5 pontos, retornando ao patamar de confiança estabelecido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

O presidente da Fecomércio-MT, Sebastião Gonçalves (Tião da Zaeli), destacou que a melhora do indicador está relacionada às principais datas comemorativas do ano, o que refletiu na retomada da confiança ainda no fim do primeiro semestre e no início do segundo.

“A melhora dos indicadores de confiança não eliminou a percepção negativa sobre o cenário econômico nacional, evidenciando que a recuperação do otimismo empresarial ainda se apoia mais nas expectativas futuras do que na avaliação das condições presentes”, afirmou o presidente da Federação.

Embora todos os componentes da pesquisa tenham apresentado variações positivas, no indicador que avalia as Condições Atuais da Economia Brasileira o pessimismo ainda prevalece: 74,8% dos empresários afirmaram que as condições pioraram. Situação semelhante foi observada na avaliação sobre as condições atuais do setor, em que 70% dos respondentes também consideraram que houve piora.

Apesar desse cenário, o componente que monitora o Índice de Expectativa do Empresário do Comércio registrou o maior avanço do mês, com alta de 5,9%, seguido pelo Índice de Investimento do Empresário do Comércio, que cresceu 4,4%.

Em relação às expectativas, o índice permaneceu em alta, passando de 113,7 pontos em maio para 120,5 pontos em junho. Todas as categorias ficaram acima da linha de confiança: Expectativa da Economia Brasileira (106,1 pontos), Expectativa do Comércio (118,8 pontos) e Expectativa das Empresas Comerciais (136,6 pontos).

Conforme análise do Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT), em relação à intenção de contratação, 52,9% dos empresários esperam ampliar, ao menos um pouco, o quadro de funcionários de suas empresas, o que resultou em um índice de 121,5 pontos.

Apesar da recuperação observada nos últimos meses, a pesquisa da CNC revelou que o índice atual ainda está 3,5% abaixo dos 104,1 pontos registrados em junho do ano passado, indicando que os comerciantes continuam adotando uma postura cautelosa.

Embora a confiança tenha voltado ao campo positivo, o cenário ainda inspira cautela. A avaliação predominante entre os empresários é de que a recuperação econômica permanece gradual, fazendo com que investimentos e contratações continuem concentrados no curto prazo.

O Noroeste

Recent Posts

Campanha Liquida CDL vai movimentar o varejo de Cuiabá e Várzea Grande – O Mato Grosso

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá) realizará em setembro a Liquida CDL…

11 horas ago

Virginia Mendes destaca experiência do Parajiujitsu de Barra do Garças como referência para inclusão

Em encontro com atletas, candidata a deputada federal reforça defesa de políticas públicas para pessoas…

12 horas ago

Comissão aprova projeto que institui campanha permanente pelo bem-estar térmico animal em Cuiabá

A Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais (CDDA) realizou sua sétima reunião ordinária, de…

12 horas ago

Bairros são contemplados com tapa-buracos e redutor de velocidade após pedidos de Paula Calil

Moradores de diferentes regiões de Cuiabá foram contemplados, recentemente, com serviços públicos após demandas encaminhadas…

12 horas ago

Carreta carregada com lascas de madeira pega fogo na rodovia BR-163 no médio-norte

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) combateu, na manhã desse domingo (23),…

12 horas ago

Padrasto é condenado após tentar matar enteado de 10 anos com canivete em MT

Menino de 10 anos sofreu um corte de cerca de 15 centímetros no tórax e…

12 horas ago