Categories: Featured

MT tem 3ª maior taxa de feminicídios do país, aponta Anuário

Mato Grosso registrou a terceira maior taxa de feminicídios do Brasil em 2025, segundo dados do 20º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nessa quinta-feira (23) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

O estado teve uma taxa de 2,7 feminicídios para cada 100 mil mulheres, com 54 vítimas registradas ao longo do ano. O índice coloca Mato Grosso atrás apenas do Acre (3,2) e de Rondônia (2,9) no ranking nacional.

O levantamento também aponta que sete mulheres assassinadas em Mato Grosso em 2025 tinham Medida Protetiva de Urgência ativa no momento do óbito.

MT bateu recorde de feminicídio em 2025

De janeiro a julho de 2026, o estado registrou 27 casos de feminicídio, conforme dados da segurança pública estadual.

Veja ranking dos estados:

  1. Acre — 3,2
  2. Rondônia —2,9
  3. Mato Grosso — 2,7
  4. Mato Grosso do Sul —2,6
  5. Tocantins — 2,5
  6. Amapá — 2,2
  7. Piauí — 2,1
  8. Distrito Federal — 1,9
  9. Alagoas — 1,8
  10. Pernambuco — 1,8
  11. Espírito Santo — 1,7
  12. Paraíba— 1,7
  13. Roraima — 1,7
  14. Goiás — 1,6
  15. Minas Gerais — 1,6
  16. Pará — 1,5
  17. Maranhão — 1,4
  18. Paraná1,4
  19. Bahia — 1,3
  20. Rio Grande do Sul — 1,3
  21. Santa Catarina — 1,3
  22. Sergipe— 1,3
  23. Rio de Janeiro — 1,2
  24. Ceará — 1,0
  25. Rio Grande do Norte— 1,1
  26. São Paulo — 1,1
  27. Amazonas —0,9

 

Relembre casos

Em agosto de 2025, a estudante de administração Jacyra Grampola Gonçalves da Silva, de 24 anos, foi morta a tiros enquanto estava em um pesqueiro no Bairro Verdes Campos, em Sorriso.

O principal suspeito é o ex-namorado da vítima, José Alves dos Santos, de 31 anos, que foi preso um dia após o crime. Câmeras de segurança registraram o momento em que José chega ao local segurando uma caixa embrulhada. Em seguida, ele abre o pacote, retira uma arma e dispara diversas vezes contra Jacyra (vídeo acima).

Já em janeiro deste ano, Regiane Alves da Silva, de 29 anos, foi morta a facadas enquanto estava com a filha três anos no colo e a outra filha, de 8 anos, sentada ao lado, em um bar de Confresa, a 1.160 km de Cuiabá. O marido da vítima, Emival Antunes Barbosa, de 47 anos, foi preso pelo crime.

Com filha no colo, mulher é morta a facadas por marido em bar de MT
A fonoaudióloga Ana Paula Abreu Carneiro, de 33 anos, foi morta a facadas dentro da casa onde morava, na Avenida das Sibipirunas, em Sinop. O principal suspeito do crime é o marido da vítima, Lucas França Rodrigues, de 22 anos, que foi preso em flagrante.

Ana Paula foi morta um dia após discutir com o marido sobre escatologia — estudo teológico que trata dos últimos eventos na história do mundo ou do destino final da espécie humana.

Lucas afirmou em depoimento que estudava escatologia e que a discussão com esposa ocorreu porque ela não concordava com a doutrina.

Ana Paula Abreu Carneiro, de 33 anos, foi morta a facadas pelo marido Lucas França Rodrigues em Sinop — Foto: Reprodução

O Noroeste

Recent Posts

Florada de Ipês colore o Pantanal durante clima de deserto em MT; Fotos

Período de estiagem tem baixa umidade do ar, com índices que podem se aproximar dos…

2 horas ago

Sem emprego, influenciadora alvo da polícia movimenta mais de R$ 900 mil na conta e compra veículos de luxo em MT

Pamela Cristiane da Silva tinha renda declarada de R$ 901 por mês e, segundo a…

2 horas ago

ALMT e TRE alinham cobertura das Eleições 2026 I MT

Cooperação entre as instituições chega à quarta eleição consecutiva Profissionais da Secretaria de Comunicação da…

2 horas ago

Alerta de tempestade com possibilidade de granizo atinge municípios de MT; entenda

Inmet prevê chuva de até 50 mm por dia e ventos de até 60 km/h…

2 horas ago

Max diz que cumpriu decisão do TJ após adiar sessão por falta de quórum e que pauta será votada I MT

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Max Russi (Podemos), explicou à imprensa…

2 horas ago

Cacique Rony declara apoio a Pivetta e destaca parceria com o Estado I Mato Grosso

O cacique Rony Azoinace, liderança da Aldeia Wazare, do povo Paresí, declarou apoio ao governador…

2 horas ago