Galpão improvisado onde cães estavam abrigados em Cuiabá — Foto: TVCA
Quatro cães, ainda filhotes, morreram entre os dias 25 e 27 de julho em um galpão utilizado pelo Bem-Estar Animal da Prefeitura de Cuiabá para abrigar animais resgatados. O prefeito Abilio Brunini (PL) informou que cerca de 13 cães foram levados para o espaço por apresentarem suspeita de cinomose. Segundo ele, a medida foi adotada para evitar a contaminação de outros animais.
O prefeito afirmou ainda que o fornecimento de energia elétrica no local teria sido interrompido durante o fim de semana sem autorização da prefeitura.
“Nós vamos investigar quem foi que fez o boicote, saber quem entrou e quem saiu, quem veio aqui no final de semana disse Abilio.
Em nota, a prefeitura informou que todos os cães que permaneciam em isolamento no barracão já foram transferidos para clínicas veterinárias conveniadas, onde seguem recebendo atendimento especializado.
Defensores da causa animal, no entanto, contestam as condições do local. Eles afirmam que o barracão não oferece estrutura adequada para abrigar os c
ães, por ter pouca ventilação.
A causa da morte dos filhotes ainda será investigada. A Polícia Civil esteve no barracão e informou que o caso será apurado pela Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema).
A prefeitura informou ainda que irá transferir a sede do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) para uma nova área, afastada da estrutura do Bem Estar Animal (BEA), como medida para reforçar a segurança sanitária e adequar o atendimento aos protocolos exigidos para doenças infectocontagiosas.
Conforme a gestão municipal, a atual estrutura passará por adequações, além de uma reforma para que, no futuro, possa ser utilizada como área de expansão do Bem Estar Animal, que também já atingiu sua capacidade máxima.
Descoberta é uma alternativa nutritiva e de baixo custo para reduzir os impactos da escassez…
Com pouco mais de sete meses de operação, o Hospital Central de Alta Complexidade de…
Segundo a Polícia Civil, droga seria armazenada no imóvel para depois ser distribuída a outros…
Um novo vídeo divulgado pelo advogado Rodrigo Pouso Miranda, que representa a família de Gleici…
A presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereadora Paula Calil, realizou, na quinta-feira (10), uma…
Alex Pucineli apresentou pedido de renúncia nessa sexta-feira (11), após Procuradoria Regional Eleitoral se manifestar…