Categories: MT MAIS

Janaina pode ser vice de Pivetta e confirma reunião para negociar aliança I Mato Grosso

Deputada estadual Janaina Riva (MDB) confirma que terá reunião decisiva nesta semana com o governador e pré-candidato à reeleição Otaviano Pivetta (Republicanos) para selar sua entrada na chapa governista como vice-governadora. Com isso, a parlamentar recuaria do projeto ao Senado. A possibilidade da dobradinha foi antecipada por A Gazeta na última semana, quando interlocutores nacionais e estaduais de MDB e Republicanos passaram a tratar a aliança como praticamente definida e celebraram o avanço das negociações para reunir os dois partidos na disputa pelo Palácio Paiaguás.

As articulações já se arrastam há semanas, embora tanto Pivetta quanto Janaina evitem admitir publicamente a negociação. A própria deputada reconhece que ainda não conversou diretamente do assunto com o governador. As tratativas são conduzidas pelo empresário Eraí Maggi. Um dos principais objetivos da articulação que visa levar a emedebista ao Paiaguás é fortalecer o projeto de reeleição do senador Carlos Fávaro (PSD) – que conta com apoio declarado de Eraí.

Nos bastidores, um dos principais pontos ainda em discussão para sacramentar a dobradinha é a sucessão estadual de 2030. A expectativa é de que um eventual entendimento inclua a participação efetiva de Janaina na futura administração e estabeleça um alinhamento político sobre a construção do projeto para a eleição seguinte. Apesar do avanço das conversas, a deputada mantém cautela e afirma que qualquer definição também depende do resultado da convenção do União Brasil, marcada para a próxima quinta-feira (30).    

 

REJEIÇÃO E ISOLAMENTO

Outro fator que fortaleceu a aproximação foi a decisão do PL de rejeitar uma aliança com o MDB, embora os emedebistas tenham declarado apoio ao senador e pré-candidato à Presidência da República, Flávio Bolsonaro (PL-RJ), em 17 estados. Apesar dos esforços do senador e pré-candidato ao Governo do Estado, Wellington Fagundes (PL), sogro de Janaina, que defendia a composição com o MDB, prevaleceu o entendimento do deputado federal José Medeiros (PL), que também disputará uma das vagas ao Senado.

Sem um palanque competitivo para sustentar uma candidatura ao Senado, a permanência de Janaina na disputa passou a ser vista como um movimento de maior risco político, sobretudo diante da estratégia do MDB de ampliar suas bancadas na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados.

Caso a aliança seja oficializada, Republicanos e MDB voltarão a integrar o mesmo bloco político liderado por Otaviano Pivetta e pelo ex-governador Mauro Mendes, mantendo também o União Brasil na base, caso prevaleça o grupo comandado por Mendes na convenção da legenda. A principal exceção seguirá sendo o PL.

O Noroeste

Recent Posts

Aposta que ganhou sozinha R$ 324 milhões na Mega-Sena movimenta lotéricas de Rondonópolis (MT): ‘Entraram em alvoroço’

A aposta feita em Rondonópolis ganhou sozinha R$ 324.898.791,61 na Mega-Sena, o maior prêmio da…

5 horas ago

Prefeito de Cuiabá vira alvo do MP por declarações contra estudantes e professores da UFMT

A 35ª Promotoria de Justiça Cível da Comarca de Cuiabá, com atribuição na Defesa da…

6 horas ago

Engenheiros, servidores e corretora estão entre os presos em operação por suspeita de corrupção em MT

Investigação de suposta cobrança de propina para favorecer processos de obras e empreendimentos imobiliários; Justiça…

6 horas ago

Consumo nos lares acumula alta de 2,70% até setembro, diz Abras – O Mato Grosso

O Consumo nos Lares Brasileiros registrou alta de 2,70% no acumulado de janeiro a setembro,…

9 horas ago

Mãe, filho e avós morrem após batida entre carreta e caminhonete na BR-163 em MT

Vítimas foram identificadas como: Francirene Ferreira de Souza, Benício de Souza Endler, Neusa de Oliveira…

11 horas ago

Lúdio denuncia demissões em MT por trabalhadores terem votado em Lula I MT

O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) denunciou que trabalhadores de Mato Grosso estariam sendo demitidos…

11 horas ago