Uma operação realizada pela Polícia Federal investiga um esquema de extração irregular de recursos minerais em Rosário Oeste, a 133 km de Cuiabá. Nesta terça-feira (4), foram cumpridos três mandados de busca e apreensão em Cuiabá.
De acordo com a polícia, as investigações apontam que a atividade minerária era realizada fora dos limites autorizados pelos títulos minerários e pelas licenças ambientais. O levantamento preliminar indica que mais de 34 toneladas de calcário foram extraídas de forma irregular, causando um prejuízo estimado em mais de R$ 3 milhões à União.
As investigações começaram após a identificação da exploração mineral em área não autorizada. Em seguida, fiscalizações administrativas, análises geoespaciais e uma perícia realizada pela Polícia Federal confirmaram indícios da atividade irregular.
Segundo a PF, as ordens judiciais foram expedidas para apreender documentos, equipamentos eletrônicos, registros contábeis e outros materiais que possam auxiliar nas investigações.
A operação busca identificar a participação de cada investigado, dimensionar o lucro obtido com a exploração ilegal, verificar se as irregularidades continuaram ao longo do tempo e apurar a existência de outros envolvidos ou beneficiários do esquema.
Motor da caminhonete foi arrancado com a força do impacto; acidente ocorreu na BR-163, em…
Investigação identificou mais de 6,5 mil abastecimentos suspeitos. Justiça autorizou buscas, bloqueio de valores e…
O Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso (MPT-MT) obteve liminar em ação civil pública…
A proposta de orçamento de Mato Grosso para 2027 estima receita de R$ 46,1 bilhões,…
Laércio Antônio da Silva, de 60 anos, foi interrogado nesta terça-feira (3), em Paranaíta. Não…
O Tribunal do Júri de Cuiabá condenou Welinton Gabriel da Silva Lacerda a 30 anos…