A presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereadora Paula Calil (PL), conduziu, nesta sexta-feira (7), uma audiência pública para discutir alternativas que conciliem segurança viária, mobilidade urbana e desenvolvimento econômico na Avenida Professora Edna Maria Albuquerque Affi, conhecida como Avenida das Torres, Região Sul da capital.
Com aproximadamente 12,4 quilômetros de extensão, a avenida é um dos principais corredores viários da Capital, ligando a região do Pedra 90/Tijucal ao Jardim Universitário. A via atravessa 19 bairros, beneficia cerca de 120 mil moradores e recebe diariamente milhares de motoristas.
Durante a audiência, moradores, comerciantes, representantes da Prefeitura e especialistas debateram os impactos do crescimento comercial ao longo da avenida, que hoje concentra concessionárias, postos de combustíveis, supermercados, clínicas, academias, restaurantes, centros comerciais e empresas prestadoras de serviços, com a presença da secretária municipal de Orem Pública, Juliana Palhares, de Mobilidade Urbana, Francyanne Siqueira, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), Junior Macagnam, além de representantes da Energisa, arquitetos e comerciantes locais.
O consenso entre os participantes foi de que o desenvolvimento da região ocorreu mais rapidamente do que a adaptação da infraestrutura viária, especialmente em relação aos espaços destinados ao embarque, desembarque e estacionamento.
Também foi discutida a necessidade de ampliar a segurança viária. A própria Prefeitura já reconheceu que determinados trechos da Avenida das Torres apresentam elevado índice de acidentes, tanto que promoveu o fechamento de cruzamentos no canteiro central enquanto elabora um novo projeto de mobilidade para a região.
Ao abrir os trabalhos, Paula Calil destacou que o objetivo da audiência foi construir soluções de forma conjunta.
“Nosso objetivo não é escolher entre segurança ou desenvolvimento. Precisamos garantir os dois. Queremos uma avenida mais segura para motoristas, motociclistas e pedestres, mas que também continue fortalecendo os comerciantes e empreendedores que movimentam a economia da nossa cidade. Esta audiência marca o início de um trabalho conjunto entre Câmara, Prefeitura, especialistas, comerciantes e moradores para transformar as contribuições recebidas em propostas concretas”, afirmou.
Durante o encontro, o prefeito da capital Abilio Brunini (PL) reafirmou o compromisso da gestão municipal em desenvolver soluções baseadas em estudos técnicos, ouvindo todos os envolvidos.
“Nós precisamos construir soluções inteligentes. Não podemos tomar decisões apenas pela boa intenção e acabar criando novos problemas para quem trabalha, empreende e utiliza essa avenida todos os dias. Vamos reunir nossa equipe de engenharia de trânsito, os técnicos da mobilidade urbana e os representantes dos comerciantes para encontrar alternativas viáveis para cada trecho da Avenida das Torres”, declarou.
Representando os moradores, a presidente do bairro Jardim Imperial II, Melissa Martinez, ressaltou que o abaixo-assinado apresentado durante a audiência demonstra a preocupação da população e dos comerciantes com a segurança da via.
“Esse abaixo-assinado representa a voz de centenas de moradores e comerciantes. Não estamos pedindo privilégios, mas segurança, organização e melhores condições para quem trabalha, mora e utiliza a Avenida das Torres diariamente. Esperamos que esta audiência resulte em ações concretas para toda a região.”
Como encaminhamento da audiência pública, foi definida a elaboração de um estudo técnico para identificar os trechos onde há viabilidade para implantação de acostamentos, recuos e bolsões de estacionamento. Também será criado um grupo de trabalho formado por representantes da Câmara Municipal, Prefeitura, equipe técnica e comerciantes para acompanhar os estudos e discutir as soluções. Além disso, será estabelecido um cronograma para apresentação dos levantamentos técnicos e das propostas que conciliem segurança viária, mobilidade urbana e desenvolvimento econômico na Avenida das Torres.
A 1ª Promotoria de Justiça Cível de Juína (a 735 km de Cuiabá), ajuizou nesta quarta-feira…
Pagar a conta do almoço ou da bebida com um toque na tela do celular…
A Comissão de Cultura e Patrimônio Histórico da Câmara Municipal de Cuiabá realizou, na manhã…
Pioneiros contam como uma produção sustentável transformou uma comunidade rural no caçula dos municípios brasileiros.…
Mandados foram cumpridos em Rondonópolis (MT) e Primavera do Leste (MT); investigação aponta esquema para…
Um trabalhador identificado como Tiago de Almeida Comin, de 26 anos, foi encontrado morto na…