Categories: Featured

Homem é preso após atear fogo em lixo próximo a área de vegetação em Mato Grosso

Uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) deu voz de prisão em flagrante, na manhã desta quarta-feira (19), a um homem suspeito de provocar um incêndio em uma área de vegetação localizada no pátio de uma empresa, em Confresa (1.057 km de Cuiabá).

A equipe do 2º Núcleo Bombeiro Militar (2º NBM) foi acionada, por volta das 8h22, para atender a uma ocorrência de incêndio às margens da BR-158. No local, os bombeiros constataram que as chamas atingiam materiais armazenados no pátio da empresa, próximo a uma área de vegetação.

Inicialmente, o suspeito impediu o acesso da equipe ao local para o combate ao incêndio. Em seguida, porém, ele confessou ter ateado fogo em um monte de lixo, onde havia uma cama velha, restos de peças automotivas, filtros de combustível e tambores com resíduos de óleo, próximo à área de vegetação.

Diante da confissão e da situação de flagrante, os bombeiros deram voz de prisão ao homem. A Polícia Militar foi acionada e conduziu o suspeito para as providências cabíveis. Uma equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente também esteve no local para adoção das medidas administrativas.

Provocar incêndio em mata ou floresta é crime previsto no artigo 41 da Lei Federal nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais), com pena de reclusão de dois a quatro anos e multa. Além da responsabilização criminal, os autores podem responder por danos ambientais e, conforme as circunstâncias do caso, por outros crimes previstos na legislação.

A equipe, com o apoio de funcionários da empresa, realizou o combate ao incêndio e controlou as chamas. Ninguém ficou ferido.

Proibição do uso do fogo

O CBMMT reforça o alerta à população sobre a proibição do uso do fogo. Nas áreas urbanas, a utilização do fogo é proibida durante todo o ano. Já nas áreas rurais dos biomas Amazônia, Cerrado e Pantanal, está proibido o uso e o manejo do fogo no período de 1º de julho a 30 de novembro de 2026.

O uso irregular do fogo pode configurar crime ambiental e está sujeito às penalidades previstas em lei. Além de ser proibida, a prática representa riscos à segurança pública, à saúde da população e ao meio ambiente. Casos de uso irregular do fogo, inclusive em áreas urbanas, devem ser denunciados pelos números 193 (Corpo de Bombeiros Militar) ou 190 (Polícia Militar).

O Noroeste

Recent Posts

Prefeitos do PL e MDB declaram apoio a Mauro Mendes na eleição: “palavra não volta atrás” I Mato Grosso

O prefeito de Primavera do Leste, Sérgio Machnic (PL), declarou apoio à candidatura do ex-governador…

2 horas ago

Lei Seca com teste de drogas em motoristas entra em vigor; entenda o que muda

Texto foi publicado no Diário Oficial da União e já entra em vigor; resolução prevê…

2 horas ago

Maysa Leão cobra reforço no atendimento especializado a mulheres vítimas de violência no HMC

A vereadora Maysa Leão (Republicanos) destacou, durante a sessão da Câmara Municipal de Cuiabá, a…

2 horas ago

Maria Avalone homenageia Casa Autistas Mundo Azul TEAMO por atuação em defesa da inclusão

A vereadora Maria Avalone concedeu Moção de Aplausos à Casa Autistas Mundo Azul TEAMO, em…

2 horas ago

Baixinha Giraldelli dá voz a jovem atleta de karatê que busca apoio para competir no Chile

A vereadora Baixinha Giraldelli (Solidariedade) abriu espaço, durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de…

2 horas ago

CPI dos TACs e da Compra Onerosa realiza primeira oitiva e ouve ex-secretário de Meio Ambiente de Cuiabá

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos TACs e da Compra Onerosa da Câmara Municipal…

2 horas ago