Categories: MT MAIS

Após queda na temperatura e neblina, calor volta a ganhar força nesta semana em MT

A mudança de temperatura deve marcar a semana em Cuiabá. Segundo a Defesa Civil, após a capital chegar à mínima de 17°C nesta segunda-feira (14), com registros de neblina e garoa fina, o calor deve retornar gradualmente nos próximos dias. A previsão indica máxima de 31°C nesta terça-feira (15) e de 36°C na quarta-feira (16).

A queda nos termômetros começou entre o fim do sábado (12) e o domingo (13), quando o clima ficou mais ameno na capital. O calor, no entanto, deve se intensificar na segunda metade da semana. De acordo com o Climatempo, Cuiabá pode registrar máximas de 38°C na quinta-feira (17) e na sexta-feira (18).

A previsão aponta para a continuidade da elevação das temperaturas nos dias seguintes. Não há previsão de chuva, mas podem ocorrer novos episódios de neblina, principalmente nas primeiras horas da manhã.

⚠️ Cuidados aumentam com a volta do calor

A Defesa Civil também recomenda atenção às mudanças bruscas nas condições do tempo. A principal orientação é aumentar o consumo de água ao longo do dia, mesmo quando não houver sensação de sede. Crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios devem ter atenção especial.

Entre as principais medidas recomendadas estão:

  • Manter uma boa hidratação durante todo o dia;
  • Incluir frutas e refeições leves na alimentação;
  • Evitar exercícios e outras atividades ao ar livre nos horários mais quentes, entre 10h e 17h;
  • Diminuir a exposição ao sol, principalmente nos períodos de maior calor;
  • Utilizar protetor solar, além de chapéu ou boné e óculos escuros;
  • Usar soro fisiológico para aliviar o ressecamento dos olhos e das vias respiratórias;
  • Manter os ambientes arejados e buscar formas de aumentar a umidade do ar.
O Noroeste

Recent Posts

Vendas no comércio caem 0,8% em julho, com “ressaca” da Copa do Mundo I MTT

O comércio varejista brasileiro recuou 0,8% na passagem de junho para julho, influenciado por uma…

47 minutos ago

“Nosso país nunca será de 1º mundo com administração pública de 3º padrão”, diz Mauro Mendes I MT

O candidato ao Senado Mauro Mendes (União) defendeu uma redução da burocracia e mudanças na…

57 minutos ago

Vereador Antônio Lemes apresenta indicações para pavimentação e limpeza urbana em Cuiabá

O vereador Antônio Lemes (PSD) apresentou, durante a sessão ordinária desta terça-feira (15), na Câmara…

1 hora ago

Operação policial derruba esquema de furto de módulos eletrônicos de caminhão em MT

A Polícia Civil, por intermédio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (DERF) de Rondonópolis,…

1 hora ago

Mato Grosso aposta em tecnologia para proteger mercado bilionário da madeira legal

A madeira produzida em Mato Grosso pode estar prestes a entrar em uma nova era de controle,…

1 hora ago

Conab estima produção de 361,7 milhões de toneladas de grãos na safra 2025/26

A produção brasileira de grãos na safra 2025/26 deve alcançar 361,7 milhões de toneladas. O volume representa…

1 hora ago