Categories: Featured

Curso da UFMT vai formar professores Xavante para atuar nas aldeias

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Barra do Garças, terá o primeiro curso de formação superior de professores indígenas da região. A Licenciatura Intercultural Indígena, aprovada pelo Ministério da Educação (MEC), tem previsão de início em 2027 e oferecerá 50 vagas para integrantes do povo A’uwẽ Uptabi, conhecido como Xavante.

A graduação será oferecida pelo Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) e busca formar professores para atuar nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, com uma proposta que une conhecimentos acadêmicos e saberes tradicionais indígenas.

A criação do curso atende a uma reivindicação do povo Xavante, que, segundo o coordenador do Território Etnoeducacional Xavante, Xisto Tserenhiru, precisa se deslocar para longe de suas comunidades para ter acesso à formação superior. “É um fato histórico para o povo Xavante”, afirmou Xisto.

Xisto contou que a proposta também busca fortalecer a formação dentro do próprio território indígena e promover uma troca de conhecimentos entre a universidade e as comunidades.

“A troca esperada é o trabalho de ambas as partes na sua construção, nos conhecermos acadêmicos e conhecermos ancestrais”, afirmou o coordenador.

O projeto começou a ser elaborado em 2017, após uma reivindicação formal apresentada por representantes indígenas à universidade. A proposta, no entanto, ficou parada por falta de recursos financeiros e foi retomada posteriormente, após articulações entre o movimento indígena e o Ministério da Educação.

Formação dentro e fora da universidade

 

Terra Indígena Marãiwatsédé, do povo xavante, em Mato Grosso. — Foto: BBC/ ADRIANO GAMBARINI/OPAN

Com duração de quatro anos, o curso será organizado pela chamada pedagogia da alternância, que divide a formação entre o tempo na universidade e atividades nas próprias aldeias.

No período chamado de “tempo escola”, os estudantes terão aulas presenciais concentradas no campus da UFMT, em Barra do Garças. Já no “tempo comunidade”, desenvolverão estágios, atividades pedagógicas e projetos de extensão nas aldeias.

A graduação terá duas habilitações: Linguagens e Humanidades e Ciências da Natureza e Matemática. A proposta também prevê pesquisas e a produção de materiais didáticos voltados à realidade das comunidades indígenas.

O modelo busca permitir que os estudantes mantenham o vínculo com seus territórios durante a formação e apliquem os conhecimentos adquiridos nas escolas das próprias comunidades.

Projeto começou a ser elaborado em 2017

A professora aposentada da UFMT Araguaia Águeda Borges participou das primeiras etapas de elaboração do projeto. Em 2017, ela integrou a comissão responsável pela proposta, junto com os professores Adriana Queiroz e Maxwell Miranda.

Ao g1, Águeda contou que a demanda por uma graduação específica para indígenas surgiu das próprias comunidades, e não da universidade. A professora conta que a equipe realizou estudos sobre a história, a geografia e as características culturais da região para elaborar uma proposta que considerasse a realidade dos povos indígenas.

“Essa demanda, ela vem dos próprios indígenas. E, nesse caso do projeto intercultural, para o curso intercultural, especificamente dos xavantes, o povo A’uwẽ Uptabi”, explicou.

O projeto ficou parado por falta de recursos financeiros e pelos cortes de verbas destinados às universidades durante a pandemia de Covid-19. Para Águeda, a retomada da proposta representa a oportunidade de construir uma formação que, além dos conhecimentos acadêmicos, reconheça e valorize os saberes tradicionais indígenas.

“Se não for junto com eles, tentando aprender, deixando se abrir para aprender também com eles, não funciona. Você acaba impondo um modelo que não é deles, não é para eles”, afirmou.

A professora também destacou a importância de os indígenas ocuparem espaços de produção de conhecimento e falarem por si mesmos, sem depender da interpretação de pessoas não indígenas.

“Quando esse indígena, diferente de nós linguisticamente, culturalmente, toma a palavra, quando ele diz por ele mesmo, quando ele indica ao se apropriar da nossa língua, da nossa escrita, é da nossa escrita alfabética, das tecnologias digitais, produz aí uma reconfiguração profunda no espaço de dizer desse indígena, desse sujeito”, disse.

Na avaliação dela, o curso representa uma oportunidade para ampliar o reconhecimento dos povos originários na universidade e fortalecer suas línguas, culturas e formas próprias de produzir conhecimento.

O Noroeste

Recent Posts

GT da Mineração da ALMT avança em políticas para o setor mineral e prepara Expominério 2026

O Grupo de Trabalho da Mineração da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT)…

53 minutos ago

Dublador do Wolverine e personagem de Naruto participa de festival geek gratuito em Cuiabá; saiba mais

Entre 21 e 23 de outubro, visitantes poderão conhecer projetos, participar de atividades temáticas e…

55 minutos ago

Com superávits acima de R$ 10 milhões, contas de 2 municípios têm parecer favorável do TCE

As contas anuais de governo de Nossa Senhora do Livramento e Santo Antônio do Leste,…

57 minutos ago

Investigação sobre falhas em 13 obras prometidas para Copa do Mundo de 2014 é encerrada sem conclusão em MT

Decisão que extingue o processo foi assinada pelo conselheiro José Carlos Novelli e disponibilizada no…

60 minutos ago

Como passaportes e transferências bancárias revelaram esquema de migração ilegal aos EUA

Entre os investigados estão os vereadores Lúcia de Souza Mariano (Republicanos) e Rugle Ferreira de…

1 hora ago

Cáceres inaugura primeiro free shop de Mato Grosso com investimento de R$ 20 milhões

O município de Cáceres ganhou nesta segunda-feira (19) um novo atrativo para receber visitantes e…

1 hora ago