O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anulou, durante a sessão plenária realizada nesta quinta-feira (8), a eleição que escolheu o desembargador Marcos Machado como presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) e reconduziu a desembargadora Serly Marcondes Alves à vice-presidência e corregedoria eleitoral. A decisão foi unânime.
Após ser notificado da decisão, Marcos Machado se afastou do cargo. O 1º suplente Mário Kono passa a ocupar a presidência, enquanto o 2º suplente, o desembargador Lídio Modesto, assume a vice-presidência e corregedoria eleitoral. Um novo processo eleitoral deverá ser realizado de forma restrita aos membros titulares da corte, onde Serly poderá concorrer somente à presidência, enquanto Marcos deverá ocupar o cargo de vice.
“Não há diferença entre reeleição e recondução se o efeito é o mesmo: manter o magistrado na mesma posição de comando por mais de um biênio”, afirmou.
Ainda segundo a ministra, o fato de haver apenas dois desembargadores titulares no TRE-MT não justifica o descumprimento da norma.
A data da nova eleição deve ser divulgada ainda nesta quinta-feira.
O custo para produzir algodão em Mato Grosso na safra 2026/2027 registrou aumento de 2,64%…
A Polícia Civil de Mato Grosso realizou, na última sexta-feira (24), a prisão em flagrante…
Com investimento de US$ 100 milhões, sendo US$ 80 milhões financiados pelo Banco Mundial, o…
O caso é investigado pela Polícia Civil como homicídio, Um homem de 51 anos foi encontrado…
Foram realizados 1.027 testes de alcoolemia durante as abordagens realizadas em oito municípios Em Mato…
Um passeio recreativo terminou em tragédia na tarde de domingo (26), quando uma mulher de…