O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini e a primeira-dama, Samantha Iris, se reuniram nesta segunda-feira (16) com representantes da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) para discutir a criação de linhas de ônibus especiais destinadas aos trabalhadores dos grandes centros comerciais da capital.
A proposta busca oferecer mais conforto, segurança e eficiência no deslocamento diário desses profissionais. A iniciativa já está sendo efetivada em eventos especiais, como programações no Parque Novo Mato Grosso, na saída para Chapada dos Guimarães.
Durante o encontro, o prefeito solicitou um levantamento detalhado sobre os bairros onde residem a maioria dos funcionários dos shoppings e centros comerciais. A ideia é criar rotas específicas em horários de pico, tanto na entrada quanto na saída dos turnos, garantindo que os trabalhadores tenham acesso a um transporte público mais ágil e alinhado às suas necessidades.
“É preciso cuidar dos trabalhadores e disponibilizar mais linhas para os bairros que possuem maior fluxo. Isso melhora a mobilidade urbana e traz mais dignidade para quem usa o transporte coletivo todos os dias”, afirmou Abilio.
A iniciativa também se alinha com outras ações da gestão municipal voltadas à mobilidade urbana. O prefeito lembrou que já estão em operação rotas especiais para grandes eventos e datas comemorativas.
Com a ampliação dessas rotas direcionadas, a Prefeitura busca não apenas atender demandas específicas de público, mas também otimizar o sistema de transporte público e reduzir a sobrecarga nas linhas tradicionais. A parceria com os shoppings representa um passo importante na construção de uma cidade mais conectada e humanizada.
Gratuidade aos domingos
Desde abril, a lei que garante transporte gratuito aos domingos está funcionando na capital. Para usufruir do benefício, é obrigatória a utilização do cartão transporte. Quem ainda não tem pode solicitar gratuitamente pelo link: https://amtu.com.br/solicitacao-de-cartao-transporte/
Importante lembrar que a gratuidade não vale para linhas intermunicipais. Por decreto do Poder Executivo, a gratuidade do transporte coletivo em Cuiabá poderá ser aplicada nos dias de feriados e pontos facultativos.
O projeto de lei, de autoria do prefeito Abilio Brunini, foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal de Cuiabá.
A indústria de Mato Grosso manteve desempenho positivo no mercado de trabalho em julho de…
Visita-teste será realizada em setembro e marca nova fase de projeto que une turismo, cultura…
Hercílio Junio Freitas Cordeiro, de 22 anos, havia ingerido bebida alcoólica momentos antes do acidente…
Policiais também apreenderam um caminhão Munck, um carro e diversos equipamentos que, segundo a polícia,…
O ex-deputado estadual Gilmar Fabris terá que pagar R$ 900 mil para encerrar uma ação…
Luiz Paulo de Campos, de 35 anos, morreu após a motocicleta que pilotava ser atingida…