Categories: ALMT

Reajuste do Fethab favorece toda cadeia produtiva, aponta deputado

O deputado estadual Valmir Moretto (Republicanos) concedeu entrevista à Rádio CBN Cuiabá, nesta quinta-feira (17). Na ocasião, o parlamentar afirmou que o congelamento dos valores do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab), aprovado na sessão ordinária desta quarta-feira (16), irá beneficiar toda a cadeia produtiva e garantir comida na mesa dos cidadãos mato-grossenses.

“Nós temos mais de 50% de pequenos produtores com menos de 500 hectares. O pequeno não consegue suportar todas essas tarifas e encargos. O que estamos preservando e querendo é que os preços continuem baixos e que todos tenham alimento na mesa. Essa é a intenção da Assembleia Legislativa e do governo do estado: preservar todos que estão na cadeia produtiva”, destacou o deputado.

A nova lei altera a metodologia de correção das contribuições cobradas dos produtores rurais, baseadas na Unidade Padrão Fiscal (UPF), que é atualizada mensalmente e usada como indexador em cálculos fiscais do estado.

O valor da contribuição, atualmente, é reajustado duas vezes ao ano: em janeiro e julho, com base no valor a UPF vigente em cada um desses meses. Com a nova regra, o valor da UPF considerado para o cálculo será sempre o do semestre anterior, o que evita aumentos durante o segundo semestre.

De acordo com o deputado Moretto, este reajuste é uma demanda antiga do setor produtivo agrícola. Defensor do fundo, o parlamentar apontou que o governo estadual vem utilizando de maneira correta a contribuição, impulsionando o desenvolvimento e o progresso de Mato Grosso.

“No governo anterior, o Fethab era usado para quitar folha de pagamento. Hoje, o fundo está sendo usado para habitação e infraestrutura do estado de Mato Grosso. Essa é a função do fundo, impulsionar o nosso estado”, ressaltou.

O Noroeste

Recent Posts

Bancários rejeitam proposta da Caixa e mantêm greve nacional – O Mato Grosso

Os empregados da Caixa Econômica Federal rejeitaram a proposta final apresentada pelo banco e decidiram…

2 horas ago

Homem morre durante rodeio às margens da MT-270 e evento é cancelado em Rondonópolis MT

Fábio Oliveira Carvalho, de 40 anos, recebeu atendimento médico, mas morreu no local; programação deste…

2 horas ago

Paulo Araújo firma compromisso com o parajiu-jitsu e reforça aliança com Virgínia Mendes I MT

Neste sábado (12), o deputado estadual e candidato à reeleição Paulo Araújo firmou um compromisso…

2 horas ago

Pesquisa da UFMT transforma descarte da mandioca em ração para o gado em época de seca

Descoberta é uma alternativa nutritiva e de baixo custo para reduzir os impactos da escassez…

12 horas ago

Gerido pelo Einstein, Hospital Central realiza 2 mil cirurgias em 7 meses de operação na capital I MT

Com pouco mais de sete meses de operação, o Hospital Central de Alta Complexidade de…

12 horas ago

Mulher é presa com mais de 70 tabletes de skunk escondidos em casa em MT

Segundo a Polícia Civil, droga seria armazenada no imóvel para depois ser distribuída a outros…

12 horas ago