Aposentados e pensionistas já podem aderir a acordo para receber dinheiro do INSS
Mais de 6 mil aposentados e pensionistas de Mato Grosso já aderiram ao acordo do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para receber o dinheiro relativo a descontos indevidos relacionados à fraude na instituição, entre março de 2020 e março de 2025.
Segundo o governo, até este sábado (19), 6.435 beneficiários aceitaram o acordo no estado, o que representa 25,9% dos 24.864 que estão aptos a receber o ressarcimento. Em todo o país, mais de 582 mil pessoas já aderiram — número que equivale a 30,4% do total de 1,9 milhão de aposentados e pensionistas que têm direito ao acordo (veja abaixo como solicitar).
Quem aderir vai receber o valor de forma integral e corrigida pelo IPCA, diretamente na conta onde já recebe o benefício do INSS. Os pagamentos começam na próxima quinta-feira (24) e serão feitos conforme a ordem de adesão — ou seja, quem aceitou primeiro, recebe antes.
O acordo permite o ressarcimento sem a necessidade de processo judicial, por meio de um procedimento administrativo da instituição.
Podem aderir ao acordo aposentados e pensionistas que:
Mais de 3,2 milhões de pedidos já passaram desse prazo e, por isso, já estão liberados para adesão.
A adesão é gratuita, pode ser feita online ou presencialmente, e o beneficiário pode consultar o valor antes de aceitar. Veja os canais disponíveis:
Mais de 5 mil unidades em todo o Brasil estão preparadas para atender.
⚠️ A Central 135 serve apenas para consultas e contestações, mas não faz adesão.
Sim. Quem ainda não fez a contestação pode registrar o pedido até pelo menos 14 de novembro de 2025. O prazo pode ser prorrogado, se necessário.
Os canais para contestação são:
Se a entidade respondeu, o beneficiário ainda não consegue aderir ao acordo, pois os documentos estão em análise. Nesses casos, é possível:
Se houver contestação, a entidade será obrigada a devolver o valor em até cinco dias úteis. Quando isso não acontecer, o beneficiário será orientado sobre as medidas judiciais possíveis, com apoio da Defensoria Pública.
Uma jovem identificada como Ingred Yara Santana Silva Cinza morreu após o carro em que…
O governador Otaviano Pivetta (Republicanos) repudiou atos de violência por divergências políticas em Mato Grosso…
Indicação apresentada na ALMT busca agilizar a remoção de corpos e a realização de exames…
O Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) instaurou uma notícia de fato para apurar declarações…
O suposto esquema de corrupção instalado no Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) pode…
Propriedade em Primavera do Leste terá primeira disputa nesta sexta-feira (30), com lance mínimo de…