Categories: Featured

Aposentadorias e pensões de vereadores não impactam orçamento do Legislativo, diz TCE

Em resposta a consulta formulada pela Câmara de Cuiabá, o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) apontou que os gastos com vereadores inativos e pensionistas só devem impactar no cálculo do duodécimo e dos limites de despesas com pessoal do Poder Legislativo municipal quando forem custeados diretamente por ele.

Nos casos em que o Executivo municipal arca com os encargos, como por meio do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) ou Fundo Previdenciário, essas movimentações financeiras não impactam no orçamento do Legislativo. O processo, sob relatoria do conselheiro Waldir Teis, foi apreciado na sessão ordinária de terça-feira (6).

Para o conselheiro, é importante compreender o que e de quem são os gastos para responder aos questionamentos da consulta. “Considerando que gastos representam consumo ou dispêndio de recursos que, na contabilidade pública, configuram-se como custos, devem ser consideradas como despesas do Poder Legislativo apenas aquelas efetivamente contabilizadas em seu órgão.”

O relator ressaltou, porém, que se esses custos forem ressarcidos pelo Poder Legislativo, passam a integrar o limite de gastos com despesas de pessoal da Câmara, que não pode ultrapassar o limite de 70% da receita, conforme determina a Constituição Federal.

O entendimento considerou os pareces emitidos pelo Ministério Público de Contas (MPC) e pela Comissão Permanente de Normas, Jurisprudência e Consensualismo (CPNJur) e foi acompanhado por unanimidade pelo Plenário.

O Noroeste

Recent Posts

IPCA registra deflação em agosto impulsionado por desconto na energia e queda nos combustíveis – O Mato Grosso

O consumidor brasileiro sentiu um alívio direto no orçamento familiar durante o mês de agosto.…

4 horas ago

Motorista morre preso às ferragens após caminhão tombar I MT

Um homem identificado como Ednaldo Soares Silva, de 51 anos, morreu após o caminhão que…

9 horas ago

Dona de boate e gerente são detidos em Cuiabá por impedir garotas de programa de voltarem para casa no AM

Mulheres, de 19 anos, disseram à polícia que tinham passagens compradas, mas perderam o ônibus…

9 horas ago

Manutenção deixa 138 localidades de Cuiabá sem água neste sábado (12); veja lista

Serviço será realizado neste sábado (12), com previsão de normalização gradual do abastecimento ao longo…

9 horas ago

O que falta para o Aeroporto Marechal Rondon em MT operar voos internacionais

Anac autorizou o aeroporto a operar voos internacionais em 2024, mas companhias ainda avaliam fatores.…

9 horas ago

Operação Lei Seca prende seis por embriaguez e remove 49 veículos em Cuiabá I MT

A Operação Lei Seca, realizada na madrugada desta sexta-feira (11), em Cuiabá, terminou com seis…

9 horas ago