Categories: Featured

Ambulantes irregulares são alvos de fiscalização da prefeitura e têm mercadorias apreendidas em Cuiabá

Os ambulantes que ocupavam irregularmente as calçadas da Avenida Issac Póvoas, no Centro de Cuiabá, foram alvos de fiscalização da prefeitura e tiveram mercadorias apreendidas, nessa quarta-feira (13).

A prefeitura informou que em maio de 2025, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp) emitiu notificações públicas aos ambulantes, seguindo recomendação do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), para desocupação das calçadas.

Já em junho foi definido a Travessa Desembargador Lobo, próxima à Praça Ipiranga, como o novo espaço provisório para os comerciantes informais. No entanto, alguns deles voltaram a ocupar áreas não autorizadas.

Na época, também foi iniciado o cadastramento para realocação no Shopping da Orla, mas a maioria optou por se instalar na Travessa Desembargador Lobo.

Conforme a secretária de Ordem Pública, Juliana Palhares, não haverá mais etapa de notificação ou pedido de retirada e, em caso de irregularidade, vai ser feita a apreensão imediata do material. O uso das calçadas para exposição de produtos está proibido tanto para ambulantes quanto para lojistas.

Ainda segundo a secretária, a fiscalização é contínua e busca evitar reincidência, e que essas apreensões devem servir como alerta.

De acordo com a prefeitura, o objetivo da operação é garantir a livre circulação de pedestres e o cumprimento do acordo firmado com os trabalhadores informais.

O Noroeste

Recent Posts

Matrículas da Rede Estadual para 2027 entram na reta final; prazo termina na sexta-feira (16)

Solicitação de vagas pode ser feita pela internet ou presencialmente; Seduc prevê mais de 55…

3 horas ago

Candidata é eliminada de processo seletivo da Justiça de MT após enviar foto gerada por IA

Segundo a publicação, a imagem enviada pela candidata “possui traços nítidos e inconfundíveis de geração…

3 horas ago

Presidente do TCE alerta gestores sobre ampliação da arrecadação durante encontro

O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, alertou gestores…

3 horas ago

Empresas têm até quinta-feira para solicitar adesão ao Simples Nacional 2027

O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) prorrogou até 15 de outubro, próxima quinta-feira, o…

4 horas ago

Mato Grosso entrega 5,1 mil escrituras de imóveis urbanos e rurais em 2026

Desde 2019, mais de 27 mil famílias receberam documentos definitivos; moradores relatam o fim de…

4 horas ago

Prazo pra bancos devolverem R$ 1,3 bilhão a apostadores de bets termina nesta quarta-feira

Agência Brasil - Acaba nesta quarta-feira (14) o prazo para os bancos e as instituições…

5 horas ago