Categories: MT

Formação reúne professores da Rede Estadual para fortalecer inclusão de estudantes da educação especial

Objetivo é compartilhar experiências na implementação do Atendimento Educacional Especializado

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realiza, entre terça-feira (19.8) e quinta-feira (21.8), uma formação voltada a professores de salas de recursos multifuncionais das escolas estaduais dos 13 polos regionais de educação. A capacitação é realizada no Hotel Gran Odara, em Cuiabá.

O encontro tem como objetivo a formação continuada, o compartilhamento de experiências, desafios e boas práticas na implementação do Atendimento Educacional Especializado (AEE), que é um serviço complementar e suplementar à escolarização, destinado a alunos com deficiência, transtornos do espectro autista e altas habilidades/superdotação.

O AEE busca superar barreiras promovendo a autonomia dos estudantes, oferecendo recursos pedagógicos e estratégias que possibilitam a plena participação no processo de ensino-aprendizagem.

A capacitação é importante para a troca de conhecimentos entre os profissionais, pois permite replicar estratégias bem-sucedidas em diferentes escolas, além de oferecer formação continuada que fortalece a inclusão.

Durante o evento, será lançado o Caderno de Orientações Pedagógicas do AEE, material que servirá como guia para a atuação dos professores em sala de recursos multifuncionais. O material aborda a estruturação do trabalho, a articulação entre profissionais e as responsabilidades compartilhadas.

A programação inclui, ainda, apresentações de boas práticas desenvolvidas nas escolas e atividades práticas promovidas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

De acordo com o secretário de Educação, Alan Porto, a formação reafirma o compromisso do Estado com uma educação inclusiva e de qualidade, capaz de assegurar que todos os estudantes, independentemente de suas condições, tenham acesso ao aprendizado e à vida escolar em igualdade de oportunidades.

“Muitas vezes, o aprendizado vai além dos livros. Quando um aluno consegue escrever o próprio nome ou interagir com os colegas pela primeira vez, sentimos que todo esforço vale a pena”, destaca o secretário.

A professora Francisca Xavier de Araújo, da Escola Estadual Professora Elizabeth de Freitas Magalhães, em Rondonópolis, disse que atua na sala de recursos multifuncionais e que a formação está sendo fundamental para que o atendimento em sala de aula continue se aperfeiçoando. “Para nós, que trabalhamos com alunos do público-alvo da educação especial, é emocionante ver os avanços e a felicidade deles com cada conquista”, concluiu.

O Noroeste

Recent Posts

VÍDEO: plantonista preso por morte de paciente em clínica de Cuiabá diz em depoimento ter forjado suicídio

Funcionário alegou inicialmente que a vítima teria cometido suicídio por enforcamento. A versão, porém, passou…

2 horas ago

Traseira rebaixada de veículo faz PRF apreender 161 kg de drogas em praça de pedágio em MT

Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na madrugada deste sábado (30), 161,15 kg de drogas durante…

2 horas ago

Corpo de mulher é encontrado carbonizado durante combate a incêndio em Várzea Grande I MT

A polícia investiga o caso como possível feminicídio e analisa imagens de câmeras de segurança…

2 horas ago

UFMT cai 33 posições em ranking das melhores universidades do mundo

Levantamento do CWUR aponta a instituição na 1.778ª colocação global; cenário nacional mostra que 87%…

2 horas ago

Petrobras reduz preço do combustível de aviação em 14,2%

A Petrobras anunciou nesta segunda-feira (1/6) uma redução de 14,2% no preço do querosene de…

2 horas ago

Operação flagra furto de energia em chácara embargada pela Polícia Federal na região de Manso

A Operação Energia Limpa resultou em oito prisões por furto de energia elétrica em Mato…

4 horas ago