Categories: ALMT

Projeto garante prioridade de teletrabalho para servidores com deficiência

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou, em primeira votação, durante a sessão plenária da última semana (13), o Projeto de Lei nº 824/2025, de autoria do deputado estadual Dr. João (MDB). A proposta assegura prioridade de alocação em regime de teletrabalho ou trabalho remoto para servidores com deficiência, desde que as funções exercidas sejam compatíveis com essa modalidade.

A medida vale para servidores da administração pública direta, autárquica e fundacional do estado de Mato Grosso e tem como objetivo promover mais inclusão, acessibilidade e dignidade no ambiente de trabalho público.

“O objetivo é garantir igualdade de oportunidades. Muitos servidores com deficiência enfrentam barreiras físicas ou de deslocamento que dificultam o exercício pleno da função. Essa proposta assegura um direito real, humano e justo”, destacou Dr. João.

Pelo texto, a adesão ao teletrabalho será voluntária, mediante manifestação expressa do servidor, e não poderá restringir sua participação institucional nem justificar exclusão de oportunidades no ambiente profissional.

A iniciativa se soma a outras políticas de inclusão já em andamento no estado, como a emissão da Carteira de Identificação do Autista (CIA), o programa SER Família Inclusivo e a Central de Intérpretes de Libras (CIL).

“Essa proposta não é só sobre tecnologia, é sobre empatia, acessibilidade e respeito. Incluir é dar condição real para todos estarem onde quiserem estar”, afirmou o parlamentar.

Depois de aprovado em segunda votação em plenário, o projeto segue à sanção do governo do estado.

O Noroeste

Recent Posts

Mulher é morta por companheiro com facada dentro de mercearia em MT; suspeito é preso; Vídeo

Vítima tentou escapar e entrou no estabelecimento, no bairro Água Vermelha; ela chegou a ser…

2 horas ago

Justiça barra mudança de carreira para servidores sem concurso na Assembleia Legislativa de MT

Tribunal também derrubou reajustes automáticos pela inflação, mas manteve salários atuais e dispensou a devolução…

2 horas ago

Cuiabá enfrenta Londrina em busca da vitória para manter chances de classificação

O Cuiabá enfrenta o Londrina nesta terça-feira (20) às 18h30 (de MT), no Estádio Vitorino…

2 horas ago

ALMT debate projeto da LDO de 2027 e cobra proteção de recursos para ações sociais

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizou, na tarde desta segunda-feira (19), audiência pública…

3 horas ago

TRT homologa 77 acordos com ex-empregados de terceirizada da Prefeitura de Várzea Grande

A busca por uma solução para a quitação de débitos trabalhistas de ex-empregados da empresa…

3 horas ago

Mauro aponta abstenções e votos neutros como chave do 2º turno e descarta virada de voto

O ex-governador de Mato Grosso e senador eleito, Mauro Mendes (União), analisou os caminhos e…

3 horas ago