Categories: Featured

Trabalhadores da central de denúncias e emergências dos bombeiros e polícias entram em greve em MT

Trabalhadores da empresa Z-Dat Teleatendimento e Serviços, responsáveis pelo atendimento das chamadas de emergência da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e Polícia Civil em Mato Grosso, entraram em greve nesta quarta-feira (17). A paralisação atinge o funcionamento do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), que também recebe demandas de outros órgãos de segurança.

A central opera os números 190 da PM, 193 dos bombeiros e 197 da Polícia Civil, além de repassar ocorrências para outros órgãos de segurança em todo o estado.

A reportagem tentou contato com a empresa, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.

Segundo o sindicato da categoria, a Z-Dat conta com 66 funcionários, dos quais apenas 30%, o equivalente a 20 profissionais, seguem atuando, conforme prevê a legislação para serviços essenciais. Os demais estão com as atividades suspensas até que a empresa regularize o pagamento dos salários, vale-alimentação e outros benefícios, que estão atrasados há 11 dias.

A entidade sindical afirma que negocia com a empresa desde julho para evitar a greve. Um acordo havia sido firmado, garantindo que, a partir de agosto, não haveria mais atrasos. No entanto, o compromisso não foi cumprido. Além dos salários, o vale-alimentação voltou a ser pago de forma fracionada, em desacordo com a convenção coletiva de trabalho da categoria.

Em nota, a Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp-MT) informou que os repasses do Governo à empresa Z-Dat estão em dia e que a contratada já foi formalmente notificada para regularizar a situação.

O Noroeste

Recent Posts

Às vésperas da eleição, governo volta a prorrogar subvenção ao diesel – O Mato Grosso

O Ministério da Fazenda prorrogou a chamada subvenção ao diesel, ou seja, um tipo de…

17 horas ago

Saiba quem eram os empresários mortos em acidente na BR-163 em MT

Cleodir Darci Barreto, de 58 anos, e Iracy Leonilda Werkhausen Barreto, de 59, eram donos…

23 horas ago

Homem é morto a tiros e esposa é baleada; execução foi filmada I MT

Alessandro de Almeida Xavier, de 47 anos, foi morto a tiros e a esposa dele,…

24 horas ago

TJMT retoma expediente nesta segunda (28) e mantém prazos suspensos

Atendimento ao público volta após suspensão causada por incidente de segurança nos sistemas; prazos processuais…

1 dia ago

Paula Calil homenageia 75 anos da Procuradoria-Geral de Cuiabá em cerimônia na Câmara

Solenidade conduzida pela presidente do Legislativo reuniu autoridades, procuradores, servidores e familiares; noite também marcou…

1 dia ago

Após articulação de Paula Calil, Parque Residencial recebe limpeza urbana e R$ 185 mil para reforma do Centro Comunitário

O Parque Residencial, em Cuiabá, está sendo contemplado com serviços de limpeza urbana após articulação…

1 dia ago