Categories: FeaturedTCE

Município ganha lar de idosos em terreno doado por conselheiro do TCE

O conselheiro do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) Antonio Joaquim participou da inauguração do Lar dos Idosos “Bem Viver – Grimalda dos Santos Rodrigues”, em Barra do Garças, na segunda-feira (15). A unidade, que atenderá cerca de 80 pessoas, foi construída em um terreno doado pelo conselheiro há 17 anos.

“Doar este terreno foi minha forma de agradecer à Barra do Garças, que tanto me deu. Essas coisas nos dão energia para continuar na vida pública e uma satisfação muito grande, porque sempre tive a convicção de que o importante é você ser útil e melhorar a vida das pessoas”, declarou o conselheiro durante a inauguração.

Entregue no dia em que o município celebrou 77 anos, o prefeito Adilson Gonçalves classificou a conquista como histórica. “Estamos realizando um sonho antigo, que só foi possível graças a grandes parceiros. Cada detalhe deste Lar reflete amor e respeito pelos nossos idosos. É uma homenagem a eles e um compromisso com o futuro.”

O abrigo foi construído em uma área de 8 hectares doada pelo conselheiro [Antonio Joaquim]

A solenidade de inauguração também contou com a presença do governador Mauro Mendes e da primeira-dama Virgínia Mendes, que destacaram a importância social da instituição. “Este espaço representa cuidado e dignidade para aqueles que ajudaram a construir a história da cidade”, afirmou o governador.

Primeira instituição do município voltada ao acolhimento da população idosa, a unidade foi idealizada pelo Padre Cristiano Dias. A obra recebeu aproximadamente R$ 4 milhões em investimentos, oriundos de acordo entre o Ministério Público e a Associação Médica do Araguaia, além de emendas parlamentares e recursos do município.

Construída em um terreno de 8 hectares, o espaço autossustentável garantirá atendimento médico, odontológico, psicológico e fisioterapêutico aos idosos, além de áreas de lazer e convivência.

Políticas para a população idosa

 O TCE-MT tem ampliado seu papel na articulação de políticas públicas voltadas ao atendimento desta população. Recentemente, em visita ao Abrigo Bom Jesus, em Cuiabá, Antonio Joaquim defendeu a desburocratização das normas que regulamentam os repasses públicos às Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs).

Além disso, em 2024, viabilizou junto ao Ministério Público (MPMT) R$ 2 milhões destinados à construção da ala de saúde da entidade. “A atividade pública se alimenta desse tipo de ação. O agente público tem que ser útil. Ver o bem que podemos fazer com nosso trabalho nos dá forças para continuar contribuindo”, afirmou o conselheiro.

O presidente do TCE-MT, Sérgio Ricardo, também atua para o avanço da pauta, com destaque para a doação, em 2024, de uma área em Cuiabá para a instalação de uma Instituição de Longa Permanência.

O Noroeste

Recent Posts

1º Empreende Cuiabá leva vagas de emprego, palestras e orientação para MEI à Praça Alencastro – O Mato Grosso

Quem está em busca de uma oportunidade de trabalho ou quer tirar o sonho do…

3 horas ago

Nove homens são presos suspeitos por invasão de propriedade rural no Contorno Leste, em Cuiabá

Policiais militares do 1º Comando Regional prenderam em flagrante, nesta segunda-feira (26), nove homens por…

7 horas ago

Sete pessoas são assassinadas no fim de semana de eleição em MT; polícia apura motivações

Crimes ocorreram em quatro cidades entre sábado (24) e domingo (25). Motivação política é investigada…

7 horas ago

ALMT participa da elaboração de manuais de orientação sobre violência contra a mulher

Em parceria com o Governo de Mato Grosso, Assembleia contribui com orientações para a imprensa…

13 horas ago

AL aprova PL para ampliar acesso à internet em comunidades indígenas e quilombolas em MT

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Max Russi (Podemos), é autor…

13 horas ago

Republicanos busca consenso para garantir vaga na Mesa Diretora da AL, revela Nininho I MT

O deputado estadual reeleito Ondanir Bortolini, o Nininho (Republicanos), confirmou que a bancada do seu…

13 horas ago