Categories: Featured

Fechamento da 13 de Junho aos sábados prejudicou empresários, afirma sondagem da CDL

De acordo com uma sondagem feita pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá), o fechamento da Rua 13 de Junho para veículos aos sábados não contribuiu para aquecer as vendas do comércio. Desde 20 de setembro, a Prefeitura de Cuiabá destinou o trecho entre as Avenidas Getúlio Vargas e Isaac Póvoas para barracas de comerciantes, camelôs e vendedores ambulantes.

Mas para a maioria dos empresários ouvidos pela CDL Cuiabá, o saldo final foi de queda, e não de aumento nas vendas. De acordo com a pesquisa, 59,3% dos comerciantes tiveram diminuição nas vendas em relação ao sábado anterior à mudança, enquanto 18,5% registraram aumento e 22,2% não observaram variação.

A visão dos empresários coincidiu com a percepção dos colaboradores das lojas, que também foram ouvidos pela entidade. Mais da metade (53,7%) relatou queda nas vendas no período analisado.

Embora os entrevistados tenham percebido aumento na circulação de pessoas, esse fluxo não se converteu em crescimento das vendas. “O movimento foi maior na rua, mas não na loja”, afirmou um dos participantes.

Além disso, outras dificuldades foram identificadas com o estudo: problemas de mobilidade e falta de estacionamento, além da presença de vendedores ambulantes, apontada como concorrência desleal devido ao não recolhimento de impostos. “A medida trouxe os camelôs de volta, estimulando a informalidade”, destacou um entrevistado.

Presidente da CDL Cuiabá, Júnior Macagnam explica que há espaço para melhoria na iniciativa da prefeitura. “O fechamento de ruas para estimular o comércio e o lazer é uma tendência mundial. Porém, precisa ser bem planejado, com diálogo entre poder público, lojistas e consumidores”, avaliou.

A análise reflete outro resultado da pesquisa: a percepção de que é necessário estruturação da iniciativa e mais planejamento. Entre as sugestões coletadas pela CDL Cuiabá, estão a padronização das barracas, a separação dos espaços destinados aos ambulantes, uma organização melhor do trânsito, além da oferta de atrações culturais e gastronômicas, brinquedos para crianças e divulgação mais ampla.

A sondagem da CDL Cuiabá foi feita de 30 de setembro a 3 de outubro ouvindo 68 empresas localizadas na Rua 13 de Junho e em calçadões no centro. Cerca de 2 mil comerciários trabalham nos estabelecimentos comerciais.

O Noroeste

Recent Posts

Prefeitura emite alerta após confirmação de novos casos de doença de Chagas em MT

A doença é transmitida principalmente pelo inseto conhecido como barbeiro, que pode contaminar alimentos ou…

13 horas ago

Cachorro ‘pede’ ajuda para socorrer pitbull cego que caiu em córrego de MT; vídeo

Animal foi encontrado dentro de um valetão do córrego. Por ser cego, o pitbull não…

13 horas ago

Mato Grosso alcança 3º lugar em transparência de obras públicas I MT

Estado obteve nota 81,8, classificação considerada “Ótima”, e superou a média nacional O Governo de…

14 horas ago

MPE aponta que Corpo de Bombeiros ampliou atendimento pré-hospitalar e reduziu espera

A reestruturação do serviço de atendimento pré-hospitalar em Mato Grosso, com a atuação integrada do…

14 horas ago

Desenvolve MT impulsiona expansão de academia com atendimento personalizado em Cuiabá

Após duas décadas de formação em Educação Física, o educador físico Anderson Arley Franco decidiu…

14 horas ago

Secel abre calendário 2026 dos Jogos Escolares e Jogos Estudantis Mato-grossenses em Primavera do Leste

A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) abre o calendário 2026 dos…

14 horas ago