“Governo está em alerta total”, diz Mendes sobre risco de metanol em MT

O governador Mauro Mendes (União) afirmou nesta segunda-feira (6) que o Governo de Mato Grosso está em “alerta total” diante do aumento dos casos de intoxicação por metanol registrados em diversas regiões do Brasil. Segundo ele, todas as forças de segurança e órgãos de fiscalização do Estado estão mobilizados para identificar e combater possíveis irregularidades na produção e comercialização de bebidas alcoólicas.

“Estamos atentos e atuando de forma preventiva. As equipes da Segurança Pública, do Procon e demais unidades já foram orientadas pela Secretaria de Segurança para reforçar as fiscalizações”, declarou Mendes em entrevista coletiva. O governador também pediu o apoio da população para denunciar qualquer suspeita de bebida adulterada. “Pedimos que o cidadão utilize o canal 181 para relatar de forma anônima qualquer evidência ou fato suspeito. Isso é essencial para proteger o consumidor mato-grossense”, completou.

Em Mato Grosso, um caso suspeito de intoxicação por metanol chegou a ser investigado, mas foi descartado nesta segunda-feira pela Secretaria de Estado de Saúde. Técnicos do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) analisaram o prontuário e os exames laboratoriais do paciente atendido no Hospital Regional de Peixoto de Azevedo, confirmando que não houve contaminação.

No final de setembro, a Polícia Militar desativou uma fábrica clandestina de bebidas em Nova Mutum (a 242 km de Cuiabá). Amostras do material apreendido foram encaminhadas à Politec, que apura se o conteúdo estava adulterado com substâncias tóxicas, como soda cáustica.

Dados do Ministério da Saúde apontam que, até o último domingo (5), o país registrou 225 ocorrências de intoxicação por metanol, entre casos suspeitos e confirmados. Quinze mortes estão associadas à ingestão da substância — duas confirmadas em São Paulo e outras 13 ainda sob investigação em cinco estados: São Paulo, Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Paraíba e Ceará.

O Noroeste

Recent Posts

Indústria brasileira reage a imposto de 25% imposto pelos EUA, veja o que muda e o que ficou de fora – O Mato Grosso

Uma decisão tomada na madrugada desta quinta-feira (16/7) pelo governo de Donald Trump promete encarecer…

8 horas ago

Tarifaço de Trump: quase 94% das exportações de MT ficam fora da nova taxação, diz Federação das Indústrias

Levantamento da Fiemt mostra que apenas 6,09% dos produtos enviados pelo estado aos Estados Unidos…

10 horas ago

Dupla sequestra caminhoneiro, entra em confronto com a Força Tática da PM e morre em Cuiabá

Dois criminosos morreram em confronto com policiais militares da Força Tática na tarde desta quinta-feira…

10 horas ago

CST debate desembargos ambientais à agricultura familiar em Mato Grosso

A Câmara Setorial Temática (CST) do Desembargo Ambiental da Assembleia Legislativa de Mato Grosso realizou,…

10 horas ago

Mãe de 30 anos morre afogada após salvar filha de 4 anos arrastada por correnteza em rio de MT

Bruna de Souza Silva, de 30 anos, foi encontrada sobre pedras, já inconsciente, com a…

10 horas ago

Stalker é preso em flagrante depois de dois meses perseguindo jovem no trabalho em MT

Homem de 46 anos alegava que a vítima era a "mulher de sua vida" e…

10 horas ago