O governador Mauro Mendes (União) afirmou nesta segunda-feira (6) que o Governo de Mato Grosso está em “alerta total” diante do aumento dos casos de intoxicação por metanol registrados em diversas regiões do Brasil. Segundo ele, todas as forças de segurança e órgãos de fiscalização do Estado estão mobilizados para identificar e combater possíveis irregularidades na produção e comercialização de bebidas alcoólicas.
“Estamos atentos e atuando de forma preventiva. As equipes da Segurança Pública, do Procon e demais unidades já foram orientadas pela Secretaria de Segurança para reforçar as fiscalizações”, declarou Mendes em entrevista coletiva. O governador também pediu o apoio da população para denunciar qualquer suspeita de bebida adulterada. “Pedimos que o cidadão utilize o canal 181 para relatar de forma anônima qualquer evidência ou fato suspeito. Isso é essencial para proteger o consumidor mato-grossense”, completou.
Em Mato Grosso, um caso suspeito de intoxicação por metanol chegou a ser investigado, mas foi descartado nesta segunda-feira pela Secretaria de Estado de Saúde. Técnicos do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) analisaram o prontuário e os exames laboratoriais do paciente atendido no Hospital Regional de Peixoto de Azevedo, confirmando que não houve contaminação.
No final de setembro, a Polícia Militar desativou uma fábrica clandestina de bebidas em Nova Mutum (a 242 km de Cuiabá). Amostras do material apreendido foram encaminhadas à Politec, que apura se o conteúdo estava adulterado com substâncias tóxicas, como soda cáustica.
Dados do Ministério da Saúde apontam que, até o último domingo (5), o país registrou 225 ocorrências de intoxicação por metanol, entre casos suspeitos e confirmados. Quinze mortes estão associadas à ingestão da substância — duas confirmadas em São Paulo e outras 13 ainda sob investigação em cinco estados: São Paulo, Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Paraíba e Ceará.
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso realiza, de segunda-feira (19) a quinta-feira (22), audiências públicas…
Justiça manteve a prisão de Artur da Silva Coelho, de 19 anos, por considerar que…
As Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs) e as Associações Pestalozzi, regularmente constituídas…
O caso é referente a um assalto a loja de eletrodomésticos de Sorriso em 2019.…
Homem identificado como F.J.E.M., 58, morreu na manhã desta sexta-feira (16) após uma batida frontal entre…
O Ministério Público Federal (MPF) obteve sentença favorável à proteção do território do povo Piripkura,…