Categories: ALMT

Comissão da ALMT aprova projetos que reforçam direitos do consumidor e valorizam profissionais de entrega

A Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte (CDCC) da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizou, nesta terça-feira (4), a sétima reunião ordinária de 2025. Presidida pelo deputado Faissal Kalil (Cidadania), a comissão analisou e aprovou importantes projetos voltados à proteção do consumidor, à equidade nos serviços e à valorização de profissionais que atuam na linha de frente da prestação de serviços em todo o estado.

Entre as proposições aprovadas, em destaque o Projeto de Lei nº 1278/2024, de autoria do deputado Wilson Santos (PSD), que proíbe a diferenciação de prazos ou listas de agendamento de consultas, exames e procedimentos médicos entre pacientes de planos de saúde e aqueles que pagam com recursos próprios.

A proposta visa combater uma prática recorrente em clínicas e consultórios, que mantêm filas distintas de atendimento, priorizando pacientes particulares em detrimento dos usuários de planos ou seguros de saúde. Segundo a justificativa do projeto, essa conduta é ilegal e discriminatória, uma vez que fere os princípios de igualdade e transparência previstos no Código de Defesa do Consumidor (CDC).

“Todo consumidor deve ser atendido de forma igualitária. Hoje, infelizmente, há listas diferentes para quem tem plano de saúde e para quem paga de forma particular. Isso é uma forma de discriminação e afronta o Código de Defesa do Consumidor. O projeto do deputado Wilson Santos corrige essa distorção e garante justiça no atendimento médico”, destacou o presidente da CDCC, deputado Faissal Kalil.

Outro projeto aprovado pela comissão foi o PL nº 1562/2025, de autoria do deputado Júlio Campos (União), que obriga os aplicativos de entrega de alimentos e bebidas a disponibilizarem a opção de entrega diretamente na porta do apartamento do consumidor, mediante o pagamento de uma taxa adicional fixa. A taxa, equivalente a 15% do valor da nota fiscal, deverá ser revertida integralmente ao entregador, garantindo uma remuneração justa e valorizando o serviço prestado.

O deputado Faissal Kalil reconheceu a importância da proposta para fortalecer a liberdade de escolha do consumidor e a valorização dos trabalhadores do setor de entregas, mas ponderou sobre possíveis questionamentos de constitucionalidade.

“O projeto do deputado Júlio Campos é positivo porque assegura liberdade ao consumidor e remuneração digna ao entregador. No entanto, pode haver algum entrave jurídico, já que trata de relações de direito privado, regidas pelo Código Civil federal. Mesmo assim, entendemos que, sob a ótica do consumidor, o debate é legítimo e merece avançar”, afirmou Faissal.

Além da aprovação das matérias, o parlamentar destacou o desempenho da comissão neste semestre, enfatizando o compromisso dos membros com a celeridade e a transparência no andamento dos projetos.

“A pauta da Comissão de Defesa do Consumidor está completamente limpa. Fazemos questão de iniciar cada mês com todos os projetos analisados, aprovados ou rejeitados. A comissão tem trabalhado de forma responsável, técnica e comprometida com a sociedade, garantindo que nenhuma proposta fique parada”, declarou o presidente da CDCC.

O Noroeste

Recent Posts

Oito homens são presos em ‘central de golpes’ do falso intermediário em MT

Criminosos copiam ou republicam anúncios verdadeiros de compra e venda, principalmente de veículos e produtos…

10 horas ago

Projeto que incentiva aposentadoria de servidores do TJMT é aprovado em 1ª votação

TJMT justifica que quer modernizar os quadros do Tribunal; texto ainda precisa passar por segunda…

11 horas ago

Saques, compras e transferências: funcionário da Caixa Econômica é investigado por fraudes em MT

Investigação apontou que o suspeito teria se aproveitado do cargo para cadastrar e solicitar senhas,…

11 horas ago

Moradora do Jardim Alvorada celebra escritura definitiva do Governo: “sou proprietária”

O Governo de Mato Grosso entregou, nesta quarta-feira (4), 278 títulos de propriedade definitivos às…

11 horas ago

Quatro são presos em Mato Grosso durante operação da Polícia Civil por fraude milionária em lotérica

A Polícia Civil de Mato Grosso participou, na manhã desta quinta-feira (5), da primeira fase…

11 horas ago

STJ condena empresário por comprar decisões de desembargadora em esquema de R$ 4 milhões

O empresário de Rondonópolis Nelson Vígolo foi condenado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) por…

11 horas ago