Categories: FeaturedMT MAIS

Cáceres será palco da 1ª edição da COP Pantanal na próxima segunda-feira

A cidade de Cáceres vai ser sede da 1ª edição da COP Pantanal – Saberes e Ações pelo Clima, um encontro inédito que busca promover debates nacionais e internacionais sobre as mudanças climáticas, entre 10 e 12 de novembro. Acesse aqui a programação completa.

O evento é organizado pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), pelo Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal (INPP) e pelo Impact Hub.

Mais de 1.500 pessoas já se inscreveram para participar das atividades, que incluem palestras, oficinas, painéis de debate, audiência pública e a construção coletiva da Carta do Pantanal, documento que reunirá compromissos, demandas e propostas regionais para dialogar diretamente com a agenda climática da 30ª Conferência do Clima das Nações Unidas, a COP30, que será realizada em Belém, no Pará.

A programação também integra eventos satélites, como o Hackathon do Clima, a COP Pantanal Mirim, a Semana de Biologia da Unemat (SEMABIO) e a Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFMT (Jenpex).

Ao sediar a COP Pantanal, Mato Grosso reforça sua posição como protagonista nas agendas ambientais e insere a região no roteiro das negociações climáticas globais, permitindo que as vozes pantaneiras dialoguem diretamente com líderes e tomadores de decisão da COP30.

“O objetivo é promover um grande encontro integrador entre comunidades tradicionais, escolas, movimentos sociais e os setores público e privado, com o propósito de fortalecer o diálogo plural e colaborativo sobre as mudanças climáticas, a justiça ambiental e a valorização dos territórios pantaneiros como protagonistas na construção de soluções sustentáveis no contexto da agenda climática global representada pela COP30”, explicou o organizador-geral da COP Pantanal e professor da Unemat, Ernandes Sobreira.

O Noroeste

Recent Posts

Assembleia Legislativa entra em recesso administrativo entre os dias 24 e 31 de julho

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) entrará em recesso administrativo entre os dias 24…

7 horas ago

Blitz flagra três condutores bêbados e apreende 44 motos em Várzea Grande

A Operação Lei Seca resultou em três autuações por embriaguez ao volante durante fiscalização realizada…

7 horas ago

Em agendas pelo Estado, Virginia Mendes ouve relatos de quem foi atendido pelos programas sociais

Idealizadora do SER Família, reconhecido nacionalmente com dois prêmios, e Embaixadora Internacional do Parajiu-Jitsu, Virginia…

7 horas ago

PL lança Wellington Fagundes como candidato ao governo de Mato Grosso

Escolha foi confirmada durante convenção realizada nesta quarta-feira (22). A escolha do vice não foi…

10 horas ago

TCE propõe mudança na Lei para destravar mais de 2,7 mil obras municipais paralisadas em MT

O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, vai propor…

10 horas ago

Decretos convocam plebiscitos para desmembramento de Nova Poxoréu e Ilhas de Ocupação

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) publicou, na edição do Diário Oficial Eletrônico desta…

13 horas ago