Categories: Featured

Ricardo Almeida toma posse e promete atuação guiada por independência, humanidade e prudência

O advogado Ricardo Gomes de Almeida tomou posse na manhã desta segunda-feira (10) como novo desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT).

Em um discurso de 15 minutos, ele afirmou que sua atuação será sustentada por três pilares: independência, humanidade e prudência. Ele também se comprometeu a exercer o cargo com absoluta imparcialidade.

“Independência à fidelidade à Constituição da República, às leis e, sobretudo, à minha consciência. Prudência para decidir com serenidade e preparo. E humanidade, na compreensão de que cada processo representa uma vida, uma esperança”, declarou.

Ainda em seu discurso, Almeida ressaltou que acredita na Justiça como ferramenta de pacificação social e não apenas como órgão julgador. “Acredito profundamente na Justiça pacificadora, aquela que vai muito além do julgamento de processos, mas que realmente promove a paz social e contribui para o restabelecimento das relações humanas”, afirmou.

O magistrado emocionou-se ao agradecer à família pelo apoio ao longo da trajetória na advocacia e destacou o papel do quinto constitucional na composição dos tribunais, que, segundo ele, representa “uma das mais nobres pontes de diálogo institucional da República”.

Ele defendeu o uso de métodos consensuais de solução de conflitos, como conciliação, mediação e práticas restaurativas, para garantir decisões rápidas e equilibradas. “A pacificação social nasce da empatia e da capacidade de ouvir”, disse.

Almeida tomou posse na vaga destinada à Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), aberta com a aposentadoria do desembargador Luiz Ferreira da Silva. Ele foi escolhido pelo governador Mauro Mendes (União).

“Prometo cumprir com seriedade e respeito as responsabilidades que foram confiadas a mim e contribuir para um Poder Judiciário mais justo, acessível, pacificador e eficiente”, concluiu.

O Noroeste

Recent Posts

Jovem de 18 anos morre após pegar caminhonete escondida e capotar em fazenda de MT

Ariel Lemos Silva não tinha autorização para dirigir o veículo; polícia investiga suspeita de alta…

7 horas ago

Justiça autoriza busca por bens da esposa de homem que deve pensão aos filhos há 15 anos

Decisão do TJMT permite pesquisa para localizar patrimônio comum do casal que possa ser usado…

7 horas ago

Ex-marido invade casa e mata mulher estrangulada com fio elétrico em Cuiabá

Vítima, de 45 anos, foi encontrada morta no bairro Jonas Pinheiro 3; suspeito, que não…

7 horas ago

Dono de imóvel é preso suspeito de abusar de criança e armazenar pornografia infantil em MT

Homem, que portava carteira da OAB, foi denunciado pela mãe da vítima; polícia apreendeu notebook…

7 horas ago

Casal é encontrado morto após se afogar no Rio Arinos em Juara MT

Buscas começaram na sexta-feira (17) e foram retomadas na manhã deste domingo (19), quando as…

12 horas ago

Bicho-preguiça é resgatado após ser encontrado deitado no meio de rua em MT

Animal foi resgatado em segurança e levado para uma área de mata, onde foi solto…

12 horas ago