Categories: Nacional

“Brasil desafiou Trump e venceu”, diz The New York Times sobre tarifaço

Artigo de jornal dos Estados Unidos repercute reação vaga de Trump à prisão de Jair Bolsonaro e à derrubada do tarifaço contra produtos brasileiros

A derrubada das tarifas de Donald Trump sobre produtos brasileiros repercutiu na mídia estadunidense nesta segunda-feira (24/11). Em análise, o jornal The New York Times, considerado um dos maiores jornais do país, afirmou que o “Brasil desafiou Trump e venceu”. O artigo reflete sobre a postura do governo brasileiro após o início do tarifaço e carta do republicano em que exigia que Justiça retirasse denúncias contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) — preso preventivamente após danificar tornozeleira eletrônica — e prometia sanções ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

“Cinco meses depois, Trump admitiu a derrota em sua busca para manter Bolsonaro fora da cadeia”, diz a análise, escrita pelo correspondente Jack Nicas. “O Sr. Bolsonaro, de 70 anos, está preso, cumprindo uma pena de 27 anos. E o Sr. Trump — após um encontro amistoso com o Sr. Lula — acaba de remover as tarifas mais significativas contra o Brasil”.

O jornalista destaca que a prisão mostra o “contraste impressionante entre os destinos do Sr. Trump e do Sr. Bolsonaro, após ambos tentarem se manter no poder depois de perderem as eleições”, mas também os “limites da capacidade do Sr. Trump de dobrar governos estrangeiros à sua vontade e de sua disposição em abandonar aliados e se aliar a um rival quando considera isso vantajoso”.

O texto destaca que o republicano tentou interferir na Justiça brasileira, mas que o país o “ignorou totalmente”. Ele aponta ainda que os esforços de Trump se voltaram conta ele, com a crescente dos preços da carne bovina, café e outros produtos brasileiros enquanto os Estados Unidos enfrentam a inflação.

Para Nicas, Lula fortalecido com o episódio. “Quando o Sr. Trump interveio, o Sr. Bolsonaro foi visto como um grande vencedor. Agora está claro que ninguém envolvido perdeu mais”, escreveu. E Trump? Está “seguindo em frente”, segundo o artigo.

Questionado por repórteres após a prisão do aliado, Trump se limitou a uma resposta vaga: “é uma pena”. Já Lula aproveitou o episódio para destacar a independência do Judiciário: “Acho que o Trump tem que saber que nós somos um país soberano. O que a nossa justiça decide, está decidido”.

O Noroeste

Recent Posts

Virginia Mendes lamenta incêndio que destruiu fábrica pães em Cuiabá

A ex - primeira-dama de Mato Grosso, Virgínia Mendes, lamentou o incêndio que destruiu completamente…

12 horas ago

Recadastramento de convênio firmado na divisão de Mato Grosso começa em 3 de agosto

O Mato Grosso Previdência (MTPrev) inicia, no dia 3 de agosto, o recadastramento obrigatório dos…

12 horas ago

Flávia Moretti condiciona apoio ao Governo à assinatura de compromissos com VG I Mato Grosso

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), afirmou, em entrevista à Jovem Pan, que…

12 horas ago

Bebê encontrado em lixeira nasceu com vida e morreu após o parto, diz polícia

Polícia Civil analisa imagens de câmeras e ouve testemunhas para identificar quem abandonou o bebê.…

12 horas ago

Cuiabá empata na Ilha do Retiro diante do Sport e volta a pontuar na competição nacional

Terra - Sport e Cuiabá ficaram no empate por 1 a 1, na noite desta…

12 horas ago

Move Brasil libera financiamento com juros reduzidos para entregadores e mototaxistas

Trocar a moto antiga por um modelo zero km ou migrar para uma bicicleta elétrica…

12 horas ago