Categories: Featured

Secretaria de Saúde faz captação coração, fígado, rins e córneas em VG

A Central Estadual de Transplantes (CET), unidade administrada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), realizou, neste sábado (06.12), em Várzea Grande, a 16ª captação de múltiplos órgãos de Mato Grosso de 2025.

O procedimento, feito no Pronto Socorro de Várzea Grande das 11h04 às 14h15, captou coração, fígado, 2 rins e 2 córneas.

“As captações de órgãos são cada vez mais frequentes em Mato Grosso e isso é resultado do trabalho das equipes que conscientizam e capacitam profissionais para a doação. Parabenizo a família doadora por esse gesto nobre”, destacou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.

Além da Central Estadual de Transplantes (CET), também participaram da captação o Sistema Nacional de Transplantes (SNT), a Força Aérea Brasileira (FAB), o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e a equipe Raio de Cuiabá.

A ação também contou com quatro equipes captadoras, incluindo a equipe que atua em Mato Grosso.

A secretária adjunta do Complexo Regulador da SES, Fabiana Bardi, parabenizou as equipes envolvidas. “As equipes da Central Estadual de Transplantes de Mato Grosso não medem esforços para executar essas operações de captações de órgãos e trabalham em parceria com diversas instituições para beneficiar pacientes em todo país. Já superamos o número de captações do ano passado, que foram de 13 captações”, explicou.

Conforme a coordenadora da Central Estadual de Transplantes, Anita Ricarda da Silva, já foram captados 37 órgãos em Mato Grosso neste ano. “Nas 16 captações de 2025, foram doados 24 rins, 11 fígados e dois corações. Temos orgulho desses números que, na prática, salvam vidas e levam a esperança para muitas famílias”, concluiu.

O Noroeste

Recent Posts

Cesta básica em MT registra o maior preço em abril à R$ 862,76 I MT

Com crescimento semanal de 33,5% para o tomate e de 11,8% para a batata, a…

1 hora ago

Sete influenciadores alvos da PC viram réus por esquema com “jogo do tigrinho” em MT; confira nomes

O juiz Jean Garcia de Freitas Bezerra, da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, acolheu denúncia…

1 hora ago

Justiça condena dois hospitais após paciente morrer por dengue confundida com pneumonia em MT

Hospitais devem pagar R$ 300 mil por danos morais à família da paciente morta com…

1 hora ago

TCE assina pacto estadual de enfrentamento à violência contra a mulher I MT

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) assinou, nesta sexta-feira (17), o Pacto Estadual…

2 horas ago

Governo de MT entrega recuperação do asfalto das MTs 451 e 370 em Poconé neste sábado (18)

Serão entregues 49 km da MT-451, que liga os Distritos de Cangas e do Chumbo,…

2 horas ago

Pivetta anuncia construção da primeira Delegacia da Mulher 24h em Várzea Grade I MT

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti, comemorou o anúncio da implantação da primeira Delegacia Especializada…

2 horas ago