Categories: Agro.MTFeatured

Com maior rebanho de gado, pecuaristas de MT reagem à sobretaxa da China contra carne bovina

A Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) reagiu nesta quarta-feira (31) à sobretaxa anunciada pela China sobre a carne bovina brasileira e afirmou que qualquer incidente causa impactos em toda a cadeia produtiva, especialmente sobre o bolso do pecuarista.

A China informou que a partir de 1º de janeiro de 2026 vai cobrar uma tarifa adicional de 55% sobre as importações de carne bovina que excederem as cotas de países fornecedores, como Brasil, Austrália e Estados Unidos. A medida deve valer por três anos.

Impacto esse que já causa preocupação entre pecuaristas de Mato Grosso, que possui um rebanho de quase 34 milhões de gado, um dos maiores do Brasil.

A Acrimat disse que os frigoríficos exportadores já manifestaram preocupação com o impacto que pode gerar em toda a cadeia produtiva e citou o caso das sobretaxas impostas pelo governo americano de Donald Trump no começo do ano.

“Sabemos que qualquer incidente seja sanitário ou econômico impacta negativamente no bolso do pecuarista e é ele quem paga toda a conta no final. O último exemplo claro disso foi o tarifaço dos EUA onde os preços da arroba desabaram por conta de um único importador”, afirmou.

Para se ter uma ideia, em novembro deste ano, a exportação de carne bovina do estado bateu recorde ao superar as 112 mil toneladas, conforme dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

O principal destino foi a China, que responde por 54,8% de toda a carne bovina exportada pelo estado neste ano, segundo o Imea.

“Os grandes exportadores brasileiros têm condições de pulverizar esse excedente sobretaxado para outros mercados sem prejudicar o pecuarista brasileiro com manobras especulativas”, disse a Acrimat.

A associação de pecuaristas destacou que espera ajuda do governo federal especialmente à categoria que está no dia a dia da produção, e não apenas aos exportadores.

O Noroeste

Recent Posts

ALMT participa da elaboração de manuais de orientação sobre violência contra a mulher

Em parceria com o Governo de Mato Grosso, Assembleia contribui com orientações para a imprensa…

5 horas ago

AL aprova PL para ampliar acesso à internet em comunidades indígenas e quilombolas em MT

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Max Russi (Podemos), é autor…

5 horas ago

Republicanos busca consenso para garantir vaga na Mesa Diretora da AL, revela Nininho I MT

O deputado estadual reeleito Ondanir Bortolini, o Nininho (Republicanos), confirmou que a bancada do seu…

5 horas ago

MT reduz roubos em 75% entre 2019 e 2026 e registra menor média mensal da série histórica

O número de roubos em Mato Grosso caiu 75,3% entre 2019 e 2025, passando de…

5 horas ago

‘Clima de decepção’, diz Mauro Mendes após derrota de Flávio Bolsonaro

Cotado para assumir um ministério em um eventual governo de Flávio Bolsonaro (PL), o ex-governador…

5 horas ago

“Vamos mudar o jeito de governar este país”, afirma Lula após garantir mais um mandato

Agência Brasil - No primeiro discurso após a reeleição, o presidente Luiz Inácio Lula da…

5 horas ago