Categories: FeaturedMT MAIS

Corpo de piloto é encontrado cinco dias após naufrágio de lancha em lago de MT

O corpo do piloto da lancha, Vando Celso Almeida Orro, foi encontrado na manhã desta quinta-feira (1º), no Lago do Manso, em Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá. Ele estava desaparecido desde que a lancha que pilotava naufragou no local. A informação foi confirmada pela Marinha do Brasil, após cinco dias de buscas na região.

Na quarta-feira (31), os bombeiros já haviam encontrado o corpo do passageiro Lucas Yerdliska, de 33 anos.

As vítimas estavam desaparecidas desde domingo (28), quando a lancha em que estavam naufragou no lago. Além do piloto e de Lucas, também estavam na embarcação a esposa e os filhos dele, que sobreviveram ao acidente. A mãe as crianças foram localizados após o filho mais velho, de seis anos, conseguir flutuar até a margem usando um colete salva-vidas e buscar ajuda.

O acidente aconteceu enquanto a família passeava de lancha pelo lago, quando a embarcação virou. Na manhã da segunda-feira (29), durante as buscas foram localizados alguns itens da embarcação, como colete e mochila.

O lago do Manso é uma represa construída há mais de 20 anos para uma usina hidrelétrica. Atualmente, o lago se tornou atração para turistas que visitam a região, com várias pousadas e condomínios de luxo às margens do lago.

A operação contou com o apoio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), além de embarcações da Marinha do Brasil e da Polícia Militar Ambiental. Os trabalhos também foram reforçados com a chegada de mais uma moto aquática dos bombeiros e com um drone da corporação.

Entenda o caso

 

Veja a distância do local do naufrágio de Cuiabá — Foto: Arte g1

Relatos de testemunhas indicam que a embarcação era de pequeno porte e navegava em uma área onde o vento e a correnteza estavam fortes devido a um temporal registrado pouco antes do acidente. Moradores e frequentadores da região ajudaram nas buscas iniciais até a chegada das equipes oficiais.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e deslocou equipes de Cuiabá para reforçar os trabalhos, que contaram também com o apoio da Marinha.

As buscas foram feitas com embarcações, seguindo o sentido da correnteza indicada pelas condições do lago no momento do acidente. A navegação com moto aquática durante a noite foi restringida por questões de segurança.

A Capitania dos Portos informou que será aberto um procedimento administrativo para apurar as causas do naufrágio e verificar se a embarcação seguia as normas de segurança exigidas para navegação no local.

A Marinha investiga o caso.

Na foto estão: a mãe e a criança resgatada e Lucas, que segue desaparecido — Foto: Reprodução
O Noroeste

Recent Posts

IEL MT realiza Dia E em oito municípios de Mato Grosso – O Mato Grosso

O Instituto Euvaldo Lodi de Mato Grosso (IEL MT) realiza, no dia 10 de setembro,…

9 horas ago

Nova regra do Pix fecha cerco contra ‘falso golpe’ que causava prejuízo a comerciantes – O Mato Grosso

Pequenos comerciantes e prestadores de serviço ganharam um reforço importante na segurança das suas vendas…

10 horas ago

Economia do Brasil cresce mais que EUA e China no segundo trimestre e sobe em ranking global – O Mato Grosso

O ritmo da economia brasileira surpreendeu analistas e superou potências globais no primeiro semestre. Impulsionado…

11 horas ago

Lei de autoria da vereadora Dra. Mara que cria cadastro de condenados por crimes contra a mulher é sancionada em Cuiabá

O Executivo Municipal sancionou, no dia 26 de agosto, a Lei nº 7.631/2026, de autoria…

18 horas ago

Jardim Universitário é contemplado nesta semana com limpeza e capinação de área pública

Nesta semana, os moradores do Jardim Universitário, em Cuiabá, foram contemplados com serviços de limpeza…

18 horas ago

Justiça Eleitoral suspende propaganda de ex-governador por acusações contra Mauro Mendes

A Justiça Eleitoral de Mato Grosso determinou a suspensão imediata da propaganda eleitoral do advogado…

18 horas ago