Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica — Foto: Adobe Stock
Universidades privadas de Mato Grosso receberam notas baixas no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2025, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), com conceitos entre 1 e 3, enquanto uma instituição de Cáceres, a 220 km de Cuiabá, entrou em processo de supervisão, nessa segunda-feira (19).
Veja abaixo a lista das instituições com pior avaliação no estado:
Segundo o ministério, a supervisão pode resultar em medidas cautelares, que variam conforme a gravidade do caso. Entre as possíveis sanções estão a redução de vagas e a suspensão do acesso a programas federais de financiamento estudantil, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Em contrapartida, as universidades federais de Mato Grosso apresentaram melhor desempenho na avaliação. A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), nos campi de Cuiabá e Sinop, e a Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) alcançaram conceito 4, considerado satisfatório pelo MEC.
Mais de 100 cursos de Medicina do país foram mal avaliados no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed). Os cursos tiveram notas 1 e 2, consideradas insatisfatórias pelo INEP, e vão ser punidos com restrição no Fies e suspensão de vagas. O número foi divulgado no balanço de resultados do exame, em Brasília, nesta segunda-feira (19).
O Enamed (Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica) é uma prova anual para medir o desempenho dos estudantes e a qualidade do ensino. Ao todo, 351 cursos foram avaliados e 30% estão na faixa considerada insatisfatória.
De acordo com a avaliação:
De acordo com o Inep, participaram da avaliação cerca de 89 mil alunos entre aqueles que estão concluindo a faculdade e em outros semestres.
➡️ Dos alunos concluintes, cerca de 39 mil, que são aqueles que estão perto de chegarem ao mercado de trabalho para atender o público, apenas 67% teve o que o instituto chama de “resultado proficiente”, ou seja, conseguiu mostrar na avaliação conhecimento suficiente.
Mato Grosso vai sediar, entre os dias 16 e 18 de junho, a 9ª Conferência…
A ex-primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, se manifestou nas redes sociais em apoio à…
O policial civil aposentado Luciano Testa, de 56 anos, foi flagrado por câmeras de segurança…
A 6ª Reunião Ordinária da Câmara Setorial Temática (CST) do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA)…
Com reajuste salarial de 6%, pagamento de comissão e ampliação do ticket-alimentação, motoristas e demais…
Contrariando a baixa observada na semana passada, a cesta básica em Cuiabá voltou a apresentar…