Categories: MT MAIS

Mauro Mendes descarta exclusividade do União para definir candidato ao governo I MT

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, afirmou que a definição do candidato ao Governo do Estado nas eleições de 2026 não deve ficar restrita a quadros internos do União Brasil e defendeu a valorização da democracia e do diálogo entre partidos aliados.

Presidente estadual da legenda, Mendes disse que é um equívoco acreditar que apenas um partido concentre nomes preparados para assumir a administração estadual. Segundo ele, o processo deve respeitar outras siglas e ocorrer de forma democrática, sem decisões antecipadas.

A declaração ocorre em meio às discussões internas sobre a possibilidade de o União Brasil lançar candidatura própria à sucessão do Palácio Paiaguás. Apesar do debate, o governador mantém apoio público ao vice-governador Otaviano Pivetta, que se coloca como pré-candidato ao cargo pelo Republicanos.

Ao justificar a posição, Mendes ressaltou a trajetória política compartilhada com Pivetta, lembrando que ambos disputam eleições desde 2010 e governam juntos desde 2019. Para o governador, a estabilidade administrativa tem sido uma das marcas da atual gestão, citando a manutenção de secretários e lideranças estratégicas ao longo dos últimos anos.

Ele afirmou que esse ambiente de continuidade contribuiu para os resultados do governo e elogiou o papel desempenhado pelo vice-governador na condução do Estado ao seu lado.

Apesar de expor sua preferência, Mendes destacou que não cabe a ele decidir sozinho os rumos do partido. Segundo o governador, as definições oficiais sobre candidaturas seguem o regimento partidário e só ocorrem durante as convenções.

Questionado sobre o senador Jayme Campos, também filiado ao União Brasil e que se apresenta como possível pré-candidato, Mendes reconheceu o peso político do parlamentar e afirmou que ele tem condições de construir uma candidatura.

De acordo com o governador, a decisão final sobre o nome que representará o partido ou a federação será tomada mais adiante, conforme as regras internas e o processo político previsto.

 

O Noroeste

Recent Posts

Mulher é morta por companheiro com facada dentro de mercearia em MT; suspeito é preso; Vídeo

Vítima tentou escapar e entrou no estabelecimento, no bairro Água Vermelha; ela chegou a ser…

1 hora ago

Justiça barra mudança de carreira para servidores sem concurso na Assembleia Legislativa de MT

Tribunal também derrubou reajustes automáticos pela inflação, mas manteve salários atuais e dispensou a devolução…

1 hora ago

Cuiabá enfrenta Londrina em busca da vitória para manter chances de classificação

O Cuiabá enfrenta o Londrina nesta terça-feira (20) às 18h30 (de MT), no Estádio Vitorino…

2 horas ago

ALMT debate projeto da LDO de 2027 e cobra proteção de recursos para ações sociais

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizou, na tarde desta segunda-feira (19), audiência pública…

2 horas ago

TRT homologa 77 acordos com ex-empregados de terceirizada da Prefeitura de Várzea Grande

A busca por uma solução para a quitação de débitos trabalhistas de ex-empregados da empresa…

2 horas ago

Mauro aponta abstenções e votos neutros como chave do 2º turno e descarta virada de voto

O ex-governador de Mato Grosso e senador eleito, Mauro Mendes (União), analisou os caminhos e…

2 horas ago