Categories: Featured

CNJ manda TJMT fornecer dados sobre pagamento de R$ 73,5 milhões em horas extras

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou que o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) forneça ao Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário de Mato Grosso (Sinjusmat) informações e documentos referentes a um relatório de auditoria interna que teria apontado o pagamento de R$ 73,5 milhões em horas extras e compensatórias sem comprovação, entre 2023 e 2024.

A decisão foi tomada em sessão virtual realizada entre os dias 13 e 20 de fevereiro.

Por maioria, os conselheiros acompanharam o voto de Ulisses Rabaneda, determinando o compartilhamento integral dos dados ao sindicato. O CNJ, porém, impôs que as informações deverão ser usadas exclusivamente para defesa e garantia de direitos em processos administrativos ou judiciais, sendo proibido o repasse a terceiros.

No julgamento, também foi afastada a instauração automática de processos administrativos individualizados para apurar eventual ressarcimento ao erário.

Nesse ponto, ficou vencido o relator, conselheiro Guilherme Feliciano. Ele defendia que o TJMT apresentasse, em até 10 dias úteis, a especificação individualizada dos valores pagos a título de horas extras e diárias, além das decisões de autorização, convocações e comprovação da execução dos serviços.

Feliciano também propôs que o Tribunal abrisse, em até 60 dias após a conclusão de nova auditoria, processos administrativos contra servidores que tenham recebido valores considerados irregulares, com garantia de contraditório e ampla defesa, para eventual devolução aos cofres públicos.

Ao CNJ, o Sinjusmat informou que o relatório da auditoria interna do TJMT teria identificado falhas no controle de jornada e pagamentos feitos sem documentação que comprovasse a efetiva prestação dos serviços.

O sindicato afirmou ainda que já havia solicitado acesso aos documentos anteriormente, mas não obteve resposta.

O Noroeste

Recent Posts

VÍDEO: onça-pintada mata e carrega filhote de jaguatirica pela boca no Pantanal de MT

Onça foi vista por um grupo de turistas escalando uma árvore enquanto carregava o filhote…

1 hora ago

Foragido com mais de 30 anos em condenações é preso após apresentar RG falso em MT

Foragido da Justiça há quatro anos, o homem foi preso ao ser abordado em uma…

1 hora ago

Justiça suspende tornozeleira de empresário e autoriza viagem à Disney

Conforme o pedido da defesa, a viagem tem caráter estritamente familiar e está relacionada ao…

1 hora ago

Pivetta quer concurso para “nova polícia” municipal para cercar o crime organizado em Mato Grosso

O governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta (Republicanos), anunciou que prepara um programa para a…

3 horas ago

ALMT lidera articulação para incluir piscicultura no MT Produtivo

Apesar do forte potencial produtivo, Mato Grosso ainda depende de outros estados para abastecer o…

3 horas ago

“Estava no lugar errado e na hora errada”, diz influenciadora presa por esquema em saques

A influenciadora Maria Eduarda, conhecida como Eduarda Culca, veio a público nesta segunda-feira (13) para…

3 horas ago