Categories: Featured

Relatório identifica duas barragens abandonadas com alto risco de tragédia em Mato Grosso

Metrópoles – Documento da Agência Nacional de Mineração (ANM) obtido pela coluna aponta a existência de duas barragens abandonadas com alto risco no Mato Grosso. As estruturas, localizadas nos municípios de Pontes e Lacerda e Nossa Senhora do Livramento, são classificadas com alto dano potencial e estão embargadas.

Segundo a nota informativa, as barragens identificadas são a Fortuna, vinculada a Marcos José Martins Fernandes, e a Neta, ligada a Diego Sergio de Oliveira Almeida. Ambas foram utilizadas na extração de ouro e não contam com responsável legal ativo. A ANM informa que as duas se enquadram na definição de abandono prevista na regulamentação do setor.

No caso da Barragem Fortuna, em Pontes e Lacerda, a última vistoria ocorreu em março de 2025 e foi limitada a um sobrevoo com drone, devido à impossibilidade de acesso da equipe ao local.

A situação levou a ANM a recomendar o envio do caso ao Ministério Público Federal em Mato Grosso e à Secretaria de Meio Ambiente, com o registro de que a estrutura apresenta “reiteradas não conformidades” e ausência de medidas de controle e monitoramento.

Já a Barragem Neta, localizada em Nossa Senhora do Livramento, passou por vistoria em maio de 2025. O documento relata a existência de diversas irregularidades e informa o rompimento de um dos taludes, com propagação de material por cerca de 200 metros a jusante. A ocorrência foi comunicada ao MPF, à Defesa Civil do município e ao órgão ambiental estadual.

As duas barragens são classificadas pela ANM como de risco alto e com dano potencial associado alto. De acordo com o órgão, elas permanecem sem manutenção preventiva ou corretiva e sem acompanhamento técnico regular.

A nota, assinada em fevereiro de 2026, consolida as informações levantadas pela agência e registra que os casos já foram formalmente comunicados às autoridades responsáveis pela apuração e adoção de providências.

O Noroeste

Recent Posts

Polícia apreende 500 litros de diesel que seriam usados em garimpo ilegal na Terra Indígena Sararé em MT

Combustível estava em uma caminhonete abandonada após o motorista fugir de abordagem na estrada de…

1 hora ago

Max Russi reúne 2 mil pessoas em lançamento de campanha à reeleição em Jaciara I MT

O deputado estadual Max Russi (Podemos) reuniu cerca de 2 mil pessoas no lançamento de…

1 hora ago

Homem invade casa da ex-mulher e a mantém em cárcere privado 2 dias após pedido de medida protetiva em MT

Homem de 37 anos, que usava tornozeleira eletrônica, invadiu a casa da ex-mulher, a agrediu…

1 hora ago

Comissão de Fiscalização reforça controle das contas públicas

No primeiro semestre de 2026, a Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária (CFAEO)…

1 hora ago

Obra abandonada ao lado do Hospital Universitário Júlio Müller, em Cuiabá, vira alvo de fiscalização do MPF

Órgão quer verificar se Estado cumpre medidas para garantir a segurança da estrutura e do…

2 horas ago

Devido às altas temperaturas, desfile de 7 de Setembro será realizado à noite em Cuiabá

Entre domingo (30) e quinta-feira (3), as temperaturas máximas devem variar de 36°C a 43°C.…

21 horas ago