Categories: Featured

Mutirão de saúde da mulher oferece preventivo, vacina contra HPV e exames em Cuiabá neste sábado (7)

Um mutirão de atendimentos voltados à saúde da mulher vai acontecer em Cuiabá neste sábado (7). A ação é organizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS) e vai funcionar em todas as 70 Unidades de Saúde da Família (USFs) da capital.

Os atendimentos serão realizados das 8h às 17h. O objetivo é ampliar o acesso das mulheres aos serviços da Atenção Primária à Saúde e reforçar ações de prevenção e promoção da saúde.

A ação da prefeitura faz parte da campanha Março Lilás, dedicada à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer do colo do útero.

Durante o mutirão, as equipes vão oferecer:

  • Coleta do exame preventivo do colo do útero;
  • Consultas voltadas à saúde da mulher e avaliação;
  • Atualização da carteira de vacinação;
  • Vacina contra o HPV;
  • Oferta de métodos contraceptivo;
  • Testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs);
  • Encaminhamentos para outros serviços da rede municipal de saúde;
  • Implante anticoncepcional;

A secretaria orienta que todas as mulheres podem procurar a Unidade de Saúde da Família mais próxima de casa para participar do mutirão e receber atendimento.

Outras ações no mês de março

Além dos atendimentos clínicos, as equipes vão promover atividades de educação em saúde que poderão ocorrer em salas de espera e grupos educativos dentro das unidades, como:

  • Orientações sobre prevenção do câncer do colo do útero;
  • Vacinação;
  • Planejamento reprodutivo;
  • Prevenção de ISTs;
  • Práticas de autocuidado;

Durante todo o mês de março, as unidades de saúde também vão intensificar a busca ativa de adolescentes, mulheres adultas e idosas, com o objetivo de ampliar a cobertura do exame preventivo, atualizar a vacinação e facilitar o acesso aos métodos contraceptivos oferecidos pela rede pública.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a mobilização busca ampliar o acesso das mulheres aos serviços preventivos, fortalecer o cuidado na atenção primária e incentivar o diagnóstico precoce de doenças, que têm mais chances de tratamento quando identificadas nas fases iniciais.

O Noroeste

Recent Posts

Homem esfaqueia esposa, perfura pulmão e alega traição em MT

Uma mulher de 33 anos foi esfaqueada pelo próprio marido, de 49 anos, na noite…

1 hora ago

Homem mata o próprio irmão a tiros por suposta discussão política em MT

Uma testemunha relatou que os irmãos não se falavam por divergências políticas. A polícia investiga…

1 hora ago

Polícia Civil de MT realiza mais de 430 operações entre janeiro e outubro deste ano

A Polícia Civil de Mato Grosso apresentou, entre janeiro e outubro deste ano, resultados expressivos…

1 hora ago

Corpo é encontrado em área de mata em Várzea Grande I MT

Corpo foi localizado após uma pessoa encontrar a vítima e acionar a Polícia Militar. Um…

2 horas ago

Filhote de cachorro-do-mato é resgatado após mãe ser atropelada em MT

Animal foi encontrado ao lado do corpo da mãe, às margens da MT-448. Um filhote…

2 horas ago

Motociclista morre após bater contra traseira de carro em Sorriso I MT

Matias Morais da Silva de Souza, de 26 anos, foi encaminhado ao hospital, mas morreu…

2 horas ago