Categories: Politica MT

Janaina defende valorização dos vereadores e reforça criação de Procuradorias da Mulher

A deputada estadual Janaina Riva (MDB) defendeu na quinta-feira (12) a valorização do trabalho dos vereadores e o fortalecimento das câmaras municipais como instrumentos de transformação social nos municípios de Mato Grosso. A fala ocorreu durante o Encontro Estadual de Vereadores e Presidentes de Câmaras Municipais em que a parlamentar palestrou sobre a importância da Mulher na Política.

“O vereador é quem está na linha de frente. É o primeiro que apanha e o último que recebe aplauso. Quando tudo dá certo, o mérito é do prefeito. Quando dá errado, dizem que o vereador não cobrou. É assim em todos os municípios”, afirmou.

A deputada também dedicou parte da fala à participação feminina na política e aos desafios enfrentados pelas mulheres em espaços de poder. De acordo com ela, apesar de representarem mais de 51% do eleitorado brasileiro, as mulheres ocupam apenas cerca de 20% das cadeiras nos parlamentos.

“Mato Grosso e o Brasil ainda estão muito distantes da representatividade que seria justa. A presença feminina na política traz novas prioridades, especialmente nas áreas de saúde, educação e proteção social”, disse.

Janaina destacou ainda a gravidade da violência contra mulheres e crianças no país e no estado, lembrando que a violência doméstica é o crime mais registrado nas delegacias.

“Hoje ninguém aguenta mais conviver com pedofilia, violência sexual e violência doméstica. São crimes que destroem famílias e deixam marcas profundas na sociedade”, afirmou.

Ela citou ainda dados preocupantes sobre o impacto dessas violências em Mato Grosso, como o número de crianças que ficam órfãs após casos de feminicídio.

Diante desse cenário, a deputada fez um apelo direto aos vereadores para que criem Procuradorias da Mulher nas câmaras municipais.

Segundo ela, o espaço funciona como porta de acolhimento para vítimas que muitas vezes têm medo de procurar delegacias ou órgãos do sistema de justiça.

“Muitas mulheres não têm coragem de ir até a delegacia ou ao fórum, mas entram em uma Câmara Municipal e procuram um vereador. Por isso a Procuradoria da Mulher salva vidas”, afirmou.

Janaina explicou que a estrutura não exige grandes custos e pode começar de forma simples, com um vereador responsável e apoio jurídico da própria casa legislativa.

“Nosso papel é acolher, orientar e encaminhar. Às vezes uma orientação já muda o destino de uma mulher que está vivendo uma situação de violência”, disse.

Atualmente Mato Grosso tem 35 Procuradorias da Mulher instaladas nas câmaras municipais, apesar de o estado possuir 142 municípios.

“Quando vocês criarem uma Procuradoria vão entender o quanto ela é necessária. Informação salva vidas e faz com que as denúncias apareçam”, concluiu.

O Noroeste

Recent Posts

Enfermeira é presa por exercício ilegal da medicina e venda de medicamentos irregulares em Cuiabá

Segundo a Polícia Civil, ela é proprietária de uma clinica de estética e realizava procedimentos…

5 minutos ago

Pivetta quer conversa com servidores e admite rever demissões I Mato Grosso

O governador Otaviano Pivetta (Republicanos) disse que se reunirá com servidores do Serviço de Atendimento…

27 minutos ago

Comissão de Defesa do Consumidor aprova projeto que facilita acesso a informações em caso de atraso ou cancelamento de voos

A Comissão de Defesa do Consumidor e Contribuinte da Assembleia Legislativa de Mato Grosso realizou,…

31 minutos ago

Criminosos invadem casa, sequestram homem e atiram na cabeça da vítima I MT

Um homem de 25 anos foi vítima de sequestro e tentativa de homicídio na tarde…

35 minutos ago

Motorista fica presa às ferragens após batida entre picape e carreta I MT

Uma mulher de 47 anos ficou ferida após um grave acidente envolvendo uma picape Fiat…

38 minutos ago

Com emenda de Wilson Santos, Cuiabá pode garantir até cinco mil lotes populares

O deputado estadual Wilson Santos (PSD) se reuniu, na última sexta-feira (24), com a secretária…

45 minutos ago