Categories: EconomiaFeatured

Sindenergia participa de debate com bancada federal sobre impactos da escala 6×1 em MT

Representantes do setor produtivo de Mato Grosso se reuniram nesta segunda-feira (16) com a bancada federal para discutir os impactos da possível mudança na jornada de trabalho, que pode alterar o modelo atual da escala 6×1. O encontro ocorreu durante café da manhã promovido pela Aliança do Setor Produtivo, com participação de entidades empresariais, entre elas o Sindenergia, no plenário da Fecomércio.

Estudo do Observatório de Mato Grosso do Sistema Fiemt estima que a alteração pode provocar perda superior a 155 milhões de horas de produção por ano no estado. Para manter o nível atual da atividade econômica, as empresas teriam de optar entre novas contratações ou pagamento de horas extras.

No cenário de horas extras, o aumento na folha de pagamento pode chegar a R$ 5,1 bilhões por ano, alta de 14,88%. Já no caso de novas contratações, o custo adicional estimado é de R$ 3,4 bilhões, crescimento de 9,92%.

O presidente do Sindenergia, Carlos Garcia, afirmou que o debate sobre a jornada precisa considerar os impactos para a competitividade do país.

“A redução da jornada é um tema importante, mas precisa ser discutido com responsabilidade. Setores estratégicos, como energia e agroindústria, operam de forma contínua e podem sofrer impactos significativos se houver mudanças abruptas sem planejamento e sem transição”, disse.

Segundo levantamento do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), 82,61% dos dirigentes sindicais industriais avaliam que a alteração da jornada teria impacto negativo na produtividade, com aumento de custos, redução da produção e perda de competitividade.

O Noroeste

Recent Posts

Obras dos três novos Hospitais Estaduais avançam em Mato Grosso

As novas unidades serão entregues à população para atender os casos de média e alta…

1 hora ago

Presidente da Câmara de Sinop morre em acidente de carro I MT

Remídio Kuntz estava sozinho no veículo a caminho de um sítio de propriedade dele. O…

1 hora ago

Dentista é morto a facadas e cabeleireiro é preso suspeito do crime em MT

Dyonisio Antonielo teria feito uma brincadeira com o cabeleireiro e estaria ofendendo colegas durante uma…

1 hora ago

Cuiabá lança cartão com transporte ilimitado e ônibus social para famílias vulneráveis

O prefeito de Abilio Brunini anunciou, na tarde desta quinta-feira (30), dois novos programas voltados…

1 hora ago

56 profissionais demitidos do SAMU serão recontratados após reunião com a Comissão de Saúde em MT

A decisão foi tomada pelo governador Otaviano Pivetta (Republicanos) nesta quinta-feira (30). Os 56 profissionais do…

2 horas ago

Além do tráfico: facções expandem atuação e chegam até a garimpo ilegal em terra indígena no meio da Amazônia

Documentário “Territórios - Sob o Domínio do Crime” aborda como organizações se infiltraram na atividade…

2 horas ago