Categories: FeaturedTCE

TCE suspende licitação de R$ 637 milhões para construção de casas populares em Cuiabá

O conselheiro do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) Guilherme Antonio Maluf determinou a suspensão de chamamento público da MT Participações e Projetos S.A. (MTPar), estimado em R$ 637 milhões, que seleciona empresa da área da construção civil para regularização de área em disputa e construção de moradias populares em Cuiabá, com financiamento facilitado para população. A tutela provisória de urgência foi concedida em julgamento singular publicado no Diário Oficial de Contas, desta segunda-feira (13). 

Na representação, a empresa declarou que a MTPar permitiu que sua concorrente, Ecomind, corrigisse falhas de documentação no início do processo. No entanto, posteriormente, quando a empresa Engemat teve problemas semelhantes, a MTPar não abriu diligências para que fizesse a complementação ou esclarecimento.

Ao analisar o pedido, o conselheiro entendeu que há indícios de tratamento desigual entre as empresas, que levantam dúvidas quanto ao princípio da isonomia. Para o relator, a adoção de critérios distintos na análise documental pode comprometer a regularidade do certame.

O conselheiro-relator Guilherme Maluf apontou indícios de quebra de isonomia entre concorrentes e determinou paralisação imediata do processo

Outro ponto considerado foi o estágio avançado do processo. Como o chamamento já foi homologado, Maluf destacou o risco de consolidação de uma situação de difícil reversão, com possível prejuízo ao interesse público. “A continuidade dos atos pode resultar na consolidação de situação fática de difícil reversão, com potencial repercussão sobre a regularidade da contratação e sobre a proteção ao erário”, argumentou.

Na decisão, o conselheiro determinou que a MT Par suspenda imediatamente o processo, ficando impedida de assinar o contrato ou emitir ordem de serviço. Como alternativa, recomendou a revisão dos atos praticados, com retorno à fase de habilitação, a realização de diligências e reavaliação da documentação das empresas.

A decisão tem caráter provisório e ainda será submetida à apreciação do Plenário do TCE-MT.

O Noroeste

Recent Posts

Avenida do CPA na capital terá trecho interditado a partir das 10 horas deste sábado

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana informa que, em razão da realização da Corrida do…

3 horas ago

Sinfra protocola informações no MP, TCE e CGE que confirmam má execução de obra em rodovia

Relatório da Secretaria foi motivado pelo aparecimento prematuro de diversos problemas na rodovia A Secretaria…

4 horas ago

Lei garante Carteira de Identificação para pessoas com fibromialgia

A Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT) participou, nesta sexta-feira (29), do 1º…

4 horas ago

02 Carretas se envolvem em acidente na BR-163 em Nova Mutum I MT

A colisão entre duas carretas Volvo FH 540 e 460, ambas brancas, ocorreu ontem à…

4 horas ago

Empresário da comunicação morre aos 42 anos em Cuiabá após luta contra o câncer em MT

O empresário do setor de comunicação Max Feitosa Milas morreu nesta sexta-feira (29), aos 42…

4 horas ago

Fonseca vira sobre Djokovic após quase 5h e vai às oitavas em Roland Garros

UOL - João Fonseca está classificado para as oitavas de final de Roland Garros. O…

4 horas ago