Além das autuações, a prefeitura iniciou os serviços de limpeza e remoção dos resíduos acumulados no local. Os custos das intervenções, posteriormente, devem ser cobrados dos proprietários.
Um condomínio de casas abandonadas foi interditado preventivamente pela Prefeitura de Cuiabá e multado em R$ 37,6 mil após fiscalização identificar uma série de irregularidades que colocam em risco a saúde pública e a segurança da população. A ação foi realizada nesta segunda-feira (9), na Rua Nossa Senhora de Santana, na região Centro-Sul da capital.
Durante a vistoria, as equipes encontraram focos e condições favoráveis à proliferação do mosquito Aedes aegypti, além da presença de animais como morcegos, pombos e escorpiões. O imóvel também apresentava sinais de abandono e problemas estruturais considerados graves.
Após a inspeção, foram lavrados dois autos de infração com base na Lei Complementar nº 589/2025:
O prazo para adequação é de 90 dias.
Como medida de segurança, a concessionária de energia elétrica também realizou a retirada de cabos e fiações em desuso e desligou os pontos de energia existentes nas edificações para evitar acidentes.
Segundo a prefeitura, a decisão de interditar o condomínio foi tomada após a constatação do agravamento das condições do imóvel. Um laudo anterior da Defesa Civil já havia condenado a estrutura, mas a situação encontrada durante a nova inspeção foi considerada ainda mais preocupante.
Ao longo de 2025, a Secretaria Municipal de Ordem Pública realizou três ações fiscais no local e notificou os responsáveis para providenciarem a limpeza e a manutenção da área. Como não houve resposta às notificações, o município adotou a interdição preventiva.
A medida é respaldada pela Portaria nº 36/2026, publicada na Gazeta Municipal na última sexta-feira (5), que regulamenta a interdição total ou parcial de imóveis urbanos com risco iminente à população, conforme previsto na Lei Complementar nº 589/2025.
A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Mato Grosso (FCDL-MT) reuniu-se com a Corregedoria-Geral…
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta quinta-feira (10/9), a lei que zera…
A segunda semana de setembro também trouxe o segundo aumento consecutivo no preço da cesta…
Érica Campos Barbosa, de 28 anos, foi encontrada com diversas perfurações provocadas por tiros no…
Interdição entre os km 454 e 460 ocorre das 8h às 12h para obras de…
Motorista da ambulância, que não teve a identidade divulgada, contou que receberia R$ 5 mil…