José da Cruz Evangelista, de 63 anos, é procurado pela polícia por suspeita de matar a esposa, Daiany Rodrigues de Souza, de 33 anos. — Foto: PJC-MT
José da Cruz Evangelista, de 63 anos, é procurado pela polícia por suspeita de matar a esposa, Daiany Rodrigues de Souza, de 33 anos, a facadas neste sábado (4), em um bar de Confresa, a 1.166 km de Cuiabá. Após o crime, o suspeito fugiu e continua foragido. O caso é investigado como feminicídio.
Segundo o delegado Rogério Irlandes, os dois estavam casados desde janeiro e moravam juntos. De acordo com a Polícia Militar, a equipe foi acionada por volta das 2h12, após uma testemunha informar que uma mulher havia sido esfaqueada no estabelecimento no Jardim Planalto. No local, os policiais encontraram Daiany caída no chão. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada e confirmou a morte.
Ainda conforme a testemunha, após o ataque, a vítima correu para um dos quartos da residência existente na propriedade, mas foi perseguida pelo suspeito. No cômodo, ela foi atingida por golpes de faca e morreu no local.
Após o crime, o suspeito fugiu. A Polícia Militar realizou buscas na região e em possíveis locais onde ele poderia estar, mas não o encontrou.
Após o crime, José da Cruz Evangelista fugiu. A Polícia Militar realizou buscas na região e em possíveis locais onde ele poderia estar, mas até a última atualização desta reportagem ele não havia sido encontrado.
A área foi isolada para os trabalhos da Polícia Civil e da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), que irão apurar as circunstâncias do feminicídio.
O caso segue em investigação.
Com a morte de Daiany Rodrigues de Souza, Mato Grosso chegou a 26 vítimas de feminicídio em 2026, conforme dados do Observatório Caliandra, do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT). O perfil dos casos registrados no estado mostra que a maioria das vítimas é morta por parceiros ou ex-parceiros.
Os crimes também ocorrem, em sua maior parte, durante a noite e dentro da residência da vítima, do agressor ou de pessoas próximas, evidenciando que a violência letal contra mulheres está, na maioria das vezes, ligada ao ambiente doméstico e a relações íntimas.
O aplicativo ‘SOS Mulher MT’ é uma das alternativas criadas para ajudar vítimas de violência doméstica em Mato Grosso. O aplicativo conta com um botão do pânico, por meio dele a vítima pode fazer um pedido de socorro quando o agressor descumprir a medida protetiva.
O Botão do Pânico virtual está disponível, por enquanto, nas cidades de Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres e Rondonópolis.
Nos outros municípios do estado, a plataforma pode ser acessada para as outras funções, como direcionamento à medida protetiva online, telefones de emergência, endereços das Delegacias da Mulher, Plantão 24h, denúncias sobre violência doméstica e também acesso à Delegacia Virtual para registro de ocorrências.
A Lei Maria da Penha foi sancionada em 7 de agosto de 2006 com o objetivo de criar mecanismos para prevenir e impedir a violência doméstica e familiar contra a mulher. Segundo a Lei, a violência doméstica contra a mulher envolve qualquer ação baseada no gênero, ou seja, a mulher sofrer algum tipo de violência apenas pelo fato de ser mulher.
O Instituto Maria da Penha aponta que essa violência pode ser dos seguintes tipos:
As medidas protetivas são ordens judiciais que buscam proteger pessoas que estejam em situação de risco, perigo ou vulnerabilidade. São dois tipos: as voltadas para o agressor, para impedir que ele se aproxime da vítima; e as voltadas para a vítima, para garantir a sua segurança e a proteção dos seus bens e da sua família.
Qualquer mulher que esteja passando por uma situação de violência doméstica e familiar, independente do tipo de ameaça, lesão ou omissão.
A solicitação da medida protetiva pode ser feita em delegacias, Ministérios Públicos ou na Defensoria Pública. A mulher não precisa estar acompanhada de um advogado para fazer o pedido.
Em uma articulação que marca um novo momento para a capital mato-grossense, a vereadora Michelly…
A Câmara Municipal de Cuiabá aprovou, durante a sessão ordinária de quinta-feira (2), o Projeto…
A vereadora Maria Avalone (PSBD) entregou, nesta semana, a revitalização da Cruz do Chilão, um…
O sonho de transformar a realidade educacional da região do Jardim Industriário está cada vez…
O governador Otaviano Pivetta afirmou que a definição do local para a construção do novo…
A Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (PEM-ALMT) sediou,…