Categories: ALMT

CPI da Saúde ouve procurador-geral e empresária investigada por contratos da pandemia

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) ouviu, nesta quarta-feira (8), o procurador-geral do Estado, Francisco de Assis da Silva Lopes, e a médica e empresária Virgínia Scaff Gonçalves Grassani Silva, investigada por contratos firmados com a Secretaria de Estado de Saúde (SES) durante a pandemia da Covid-19. Enquanto o procurador respondeu aos questionamentos da relatoria da comissão, a empresária exerceu o direito constitucional ao silêncio em relação às perguntas realizadas pela relatoria da comissão.

Durante o depoimento, Francisco de Assis afirmou que a PGE exerce o controle prévio de legalidade dos processos administrativos, mas não tem competência para fiscalizar a execução dos contratos firmados pela administração pública. Segundo ele, cabe à PGE emitir pareceres jurídicos antes da formalização das contratações, enquanto a fiscalização posterior compete aos órgãos de controle interno e externo. Questionado sobre informações apresentadas pela comissão relativas a pagamentos realizados sem cobertura contratual, afirmou desconhecer os dados.

Na sequência, a comissão ouviu a médica e empresária Virgínia Scaff Gonçalves Grassani Silva. Convocada na condição de investigada, ela compareceu acompanhada por advogado e optou por exercer o direito ao silêncio, garantia assegurada pela Constituição Federal.

Ao avaliar os depoimentos, a relatoria da CPI da Saúde informou que a equipe técnica fará o cruzamento das informações prestadas durante as oitivas com a documentação reunida ao longo da investigação, subsidiando a elaboração do relatório final da comissão.

A relatoria também informou que irá aprofundar a apuração sobre uma tentativa de ataque cibernético aos sistemas da Secretaria de Estado de Saúde, mencionada durante o depoimento do procurador-geral. Conforme informado à comissão, o caso foi comunicado às autoridades competentes e a CPI aguarda informações da Polícia Federal para dar continuidade às investigações.

Investigação – A convocação da médica e empresária Virgínia Scaff está relacionada aos contratos firmados entre a empresa V. Scaff Gonçalves & Cia Ltda., conhecida como Clínica Rostey, e a Secretaria de Estado de Saúde (SES) para a disponibilização de 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto no Hospital Regional de Cáceres durante a pandemia da Covid-19.

Os contratos, superiores a R$ 4,2 milhões, são investigados por suspeitas de irregularidades. Conforme apurado pela CPI, a empresa, registrada como clínica de dermatologia e estética, não possuía experiência comprovada na gestão de UTIs. Relatórios da Controladoria Geral da União (CGU) também apontam indícios de fraude na dispensa de licitação.

Ao encerrar a reunião, a relatoria da CPI da Saúde informou que o Plenário da Assembleia Legislativa aprovou a prorrogação dos trabalhos da comissão por mais 180 dias. Também foi aprovada a convocação do médico Luiz Wagner Silveira Golembiowski para prestar esclarecimentos sobre os fatos investigados.

O Noroeste

Recent Posts

Bancos começam a devolver R$ 1,3 bilhão a 26,5 milhões de apostadores – O Mato Grosso

Se você deixou algum saldo para trás nas plataformas de apostas encerradas pelo governo, o…

5 horas ago

Tributos da gasolina são zerados e subsídios a combustíveis, ampliados – O Mato Grosso

A equipe econômica anunciou nesta sexta-feira (9) que vai ampliar a desoneração de tributos federais…

7 horas ago

Saldo de novos empregos em Cuiabá cresce 19,6% em comparação com 2025 – O Mato Grosso

A capital mato-grossense fechou agosto com 951 novos vagas de trabalho formal, resultado 19,6% maior…

8 horas ago

VÍDEO: caminhão guindaste tomba e destrói telhado de casa durante reforma em Cuiabá

Veículo tombou para frente e ficou de “cabeça para baixo” durante uma reforma em uma…

9 horas ago

Irmão de professor morto promete justiça: “Levou metade de mim” I MT

O irmão gêmeo do professor Breno Antonio Humberto de Moraes, de 25 anos, encontrado morto…

9 horas ago

Inscrições para o Troféu Parlamento terminam em 9 de novembro

Falta um mês para o encerramento das inscrições para a 2ª edição do Prêmio ALMT…

9 horas ago