Categories: Featured

TCE revoga suspensão e autoriza consórcio a manter gestão de hospital em MT

O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) autorizou a continuidade da gestão do Hospital Regional de Sinop pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde Vale do Teles Pires após aceitar um recurso apresentado pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE-MT). A decisão levou em conta informações complementares enviadas pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) e revogou a suspensão do contrato.

O consórcio, formado por prefeitos de 16 municípios do norte de Mato Grosso, assumiu oficialmente a gestão da unidade em 25 de maio. A mudança ocorreu em meio a questionamentos judiciais sobre a capacidade técnica da entidade para administrar o hospital. Uma das primeiras medidas da nova gestão foi a saída do então diretor-geral, Jean Carlos Alencar.

Em junho, o TCE-MT havia suspendido a transferência da gestão do Hospital Regional de Sinop para o consórcio. Na ocasião, o Tribunal também interrompeu os repasses financeiros e apontou dúvidas sobre a capacidade técnica da entidade para administrar a unidade.

Na decisão que suspendeu o contrato, o conselheiro-relator Guilherme Antonio Maluf apontou indícios de falhas nos estudos técnicos que embasaram a mudança do modelo de gestão. Segundo ele, a alteração exigia planejamento detalhado, justificativa técnica consistente e comprovação de que atendia ao interesse público, o que, na avaliação do Tribunal, não havia sido demonstrado.

A decisão também teve como base um relatório da Comissão Permanente de Saúde, Previdência e Assistência Social do TCE-MT. Entre os principais apontamentos estavam:
  • falta de estudos técnicos mais aprofundados;
  • Ausência de comprovação da experiência do consórcio na gestão de hospitais de porte semelhante.

Na época, o Tribunal também informou que a Secretaria de Estado de Saúde não havia encaminhado documentos solicitados, como informações sobre a comissão de transição e o cronograma de implantação da nova gestão.

Com a nova decisão, o TCE revogou a suspensão do contrato entre a Secretaria de Estado de Saúde e o consórcio. Também autorizou a retomada dos repasses financeiros e da gestão da unidade, mantendo o acompanhamento da fase de transição.

Segundo o Tribunal, não há necessidade de manter a suspensão do contrato neste momento. O entendimento é que eventuais pendências podem ser acompanhadas durante a execução do acordo, sem interromper os serviços prestados pelo hospital.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, a decisão permite dar continuidade à transição da gestão e garante a manutenção do atendimento à população da região norte de Mato Grosso.

Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde afirmou que mantém o compromisso com a transparência, a legalidade, a segurança jurídica e o fortalecimento da rede pública estadual de saúde.

O Noroeste

Recent Posts

Bancos começam a devolver R$ 1,3 bilhão a 26,5 milhões de apostadores – O Mato Grosso

Se você deixou algum saldo para trás nas plataformas de apostas encerradas pelo governo, o…

8 horas ago

Tributos da gasolina são zerados e subsídios a combustíveis, ampliados – O Mato Grosso

A equipe econômica anunciou nesta sexta-feira (9) que vai ampliar a desoneração de tributos federais…

11 horas ago

Saldo de novos empregos em Cuiabá cresce 19,6% em comparação com 2025 – O Mato Grosso

A capital mato-grossense fechou agosto com 951 novos vagas de trabalho formal, resultado 19,6% maior…

11 horas ago

VÍDEO: caminhão guindaste tomba e destrói telhado de casa durante reforma em Cuiabá

Veículo tombou para frente e ficou de “cabeça para baixo” durante uma reforma em uma…

12 horas ago

Irmão de professor morto promete justiça: “Levou metade de mim” I MT

O irmão gêmeo do professor Breno Antonio Humberto de Moraes, de 25 anos, encontrado morto…

12 horas ago

Inscrições para o Troféu Parlamento terminam em 9 de novembro

Falta um mês para o encerramento das inscrições para a 2ª edição do Prêmio ALMT…

12 horas ago