Categories: Politica MT

Paula Calil acusa Assembleia de interferir na Câmara Municipal: “Políticas externas” I MT

A presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereadora Paula Calil (PL), reconheceu abertamente que as articulações pelo comando da Casa de Leis sofrem influência direta de forças políticas externas, incluindo a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).

A parlamentar pontuou que a existência de “diversos Poderes” interessados na composição do Legislativo cuiabano é um reflexo natural do ambiente político, onde o diálogo constante e os alinhamentos partidários fazem parte da rotina das negociações.

Ao rebater as críticas sobre a suposta ingerência do prefeito Abilio Brunini nas decisões do Parlamento, Paula assumiu sem hesitação o papel do chefe do Executivo na formatação do grupo governista. Ela confirmou que a proposta de eleger uma Mesa Diretora 100% feminina partiu do próprio prefeito, mas ressaltou que a consolidação do grupo só foi possível graças à construção coletiva.

“A nossa Mesa Diretora 100% feminina, a gente nunca escondeu, foi uma ideia do prefeito Abílio. A gente foi construindo uma Mesa com pluralidade de posicionamento, pluralidade partidária. Então, assim, tem essas falas: se existe interferência da Assembleia Legislativa, existe? Existe! Existe interferência? Existe! A gente vive no meio político, nós temos diálogos e temos alinhamentos”, declarou.

A presidente defendeu com firmeza a independência da Câmara e rechaçou a tese de submissão ao Palácio Alencastro. Para fundamentar a posição do Parlamento como um órgão autônomo, Paula destacou que a relação institucional não impede o contraponto e citou um episódio recente e decisivo: a rejeição do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) enviado pela própria gestão municipal.

“Essa Casa atua de forma independente. Tem um convívio harmônico? Sim. Mas a maior prova de que a Câmara atua com independência é que a LDO foi rejeitada. O vereador se posiciona de acordo com aquilo que acredita”, enfatizou a vereadora.

Por fim, Paula Calil projetou o cenário para as próximas disputas internas e defendeu sua pré-candidatura à recondução ao comando do Legislativo cuiabano.

A parlamentar garantiu que seu projeto político não decorre de uma imposição isolada do prefeito Abilio, mas sim de um consenso amadurecido entre os pares. Segundo ela, o apoio de vereadores de diferentes partidos foi conquistado ao longo do trabalho conduzido na atual gestão, consolidando uma aliança sólida para a continuidade dos trabalhos da Mesa.

O Noroeste

Recent Posts

Caminhão capota após acidente envolvendo três veículos na BR-364 em MT

Batida entre automóvel, carreta-tanque e caminhão deixou uma pessoa ferida em Jaciara; trânsito opera no…

2 horas ago

Após sucesso da estreia, GAFFFF Sorriso 2027 já tem data marcada e promete novidades

O presidente da DATAGRO, Plínio Nastari, anunciou que o GAFFFF Sorriso já tem data confirmada…

2 horas ago

VÍDEO: avião faz pouso forçado em fazenda às margens da BR-364 em MT

Aeronave foi encontrada com o trem de pouso danificado em Alto Garças (MT), mas policiais…

2 horas ago

Mauro reage a ataques sobre Banco Master e diz que adversários vivem de “baixaria” I MT

O ex-governador e pré-candidato ao Senado Mauro Mendes (União Brasil) voltou a negar qualquer ligação…

8 horas ago

Saúde Mental de Cuiabá registra quase 30 mil atendimentos e fortalece estrutura dos CAPS

A Rede Municipal de Saúde Mental de Cuiabá registrou quase 30 mil atendimentos e ampliou…

9 horas ago

Mulher é presa por dirigir embriagada, fugir de abordagem e deixar quatro crianças sozinhas em casa em MT

Após a abordagem, os policiais entraram na casa e encontraram quatro crianças de 1, 9,…

9 horas ago