A deputada estadual e pré-candidata a senadora Janaina Riva (MDB) fez neste sábado (25) uma agenda por três municípios do Oeste de Mato Grosso, toda voltada a mulheres rurais. Passou pelo 40º Encontro da Mulher Rural de Araputanga, foi a Indiavaí e fechou o dia no 11º Encontro da Mulher Rural de Porto Esperidião, com o tema “A arte da mulher no campo”.
Mais de 40% das pequenas propriedades rurais de Mato Grosso, segundo ela, são chefiadas por mulheres. Foi esse o fio condutor das falas nas três cidades: independência financeira, participação política e enfrentamento à violência contra mulheres e crianças.
“A maior arma que uma mulher pode ter é independência financeira e dinheiro no bolso. Com dinheiro no bolso, nós vamos onde quisermos, criamos nossos filhos, bancamos nossa casa e garantimos estudo. E essa independência nós encontramos também no campo e na atividade rural”, disse.
Ela é a única mulher entre os 24 deputados estaduais e não deixou de cobrar mais espaço pra mulher na política. Em Porto Esperidião, citou que quatro das nove cadeiras da Câmara Municipal são hoje ocupadas por mulheres.
“A mulher tem mais força do que imagina. Precisamos aprender a valorizar nosso voto, nossa força e nosso trabalho”, afirmou.
Procuradora Especial da Mulher na Assembleia Legislativa, Janaina entrou também no tema da violência doméstica e sexual. Repetiu a defesa de prisão perpétua para feminicidas, estupradores e pedófilos.
“Uma das coisas que pretendo defender como senadora é prisão perpétua para pedófilo, estuprador e feminicida. Nós vamos bater duro nisso”, declarou.
Fechou com um recado direto: “Se puder comprar de uma mulher, compre de uma mulher. Se puder estimular outra mulher, estimule.”
A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT) abriu as inscrições para o…
A juíza Celia Regina Vidotti, da Vara Especializada em Ações Coletivas de Cuiabá, determinou que…
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa do Consumidor…
Policiais militares do 13º Comando Regional e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreenderam mais de…
A Polícia Civil prendeu, no fim da tarde dessa segunda-feira (26.10), um homem, de 59…
Sérgio Shoji Takeuti, de 71 anos, foi encontrado com duas armas e munições; Justiça converteu…