Bombeiros combatem incêndios florestais no MT — Foto: Reprodução/TV Globo
Mato Grosso registrou, em julho de 2026, o menor número de focos de calor para o mês desde o início da série histórica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), iniciada em 1998. Foram 746 registros, uma queda de 78,15% em relação à média histórica de 3.414 focos e de 26,65% na comparação com julho de 2025, quando foram contabilizados 1.017.
Segundo o INPE, cerca de 60% dos focos ocorreram em áreas federais, como terras indígenas e assentamentos. Nesses locais, o combate aos incêndios é responsabilidade do Governo Federal.
Mesmo com a redução, o Corpo de Bombeiros alerta que o período de seca ainda exige atenção. A combinação de altas temperaturas, baixa umidade do ar e ventos fortes aumenta o risco de incêndios florestais.
De acordo com o comandante do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), tenente-coronel Heitor Alves de Souza, a queda no número de focos é resultado das ações de prevenção, fiscalização e orientação feitas nos primeiros meses do ano.
“O número de focos caiu, mas o risco continua. Por isso, a ajuda da população é importante para evitar incêndios durante a seca”, afirmou.
O comandante também orientou que a população denuncie queimadas ilegais pelos telefones 190, da Polícia Militar, e 193, do Corpo de Bombeiros, e respeite a proibição do uso do fogo.
Desde 1º de julho, está proibido o uso do fogo para limpeza e manejo de áreas rurais em todo o Estado. A medida vale até 30 de novembro. Quem descumprir a regra pode responder por crime ambiental.
As outras duas vítimas ainda não foram identificadas, mas, segundo a perícia, eram de nacionalidade…
A presidente da Câmara de Cuiabá, Paula Calil (PL), afirmou que ainda pretende disputar a…
A indústria mato-grossense chegou a 203,5 mil trabalhadores formais em 2025, segundo dados da Relação…
O governador e candidato à reeleição, Otaviano Pivetta (Republicanos), reuniu mais de 100 vereadores da…
O deputado estadual Max Russi (Podemos), presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e…
Homem, que respondia em liberdade por um assassinato ocorrido em 2020, foi baleado próximo à…