Mato Grosso passa a contar com uma política própria para organizar e fortalecer o setor mineral. De autoria do deputado estadual Max Russi (Podemos), presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), a Lei nº 13.559/2026 foi sancionada pelo governador Otaviano Pivetta e estabelece novas diretrizes para a geologia, mineração e transformação mineral no estado.
A legislação busca ampliar o conhecimento sobre o potencial mineral de Mato Grosso, incentivar pesquisas e novas tecnologias, atrair investimentos e estimular a industrialização dos recursos minerais dentro do próprio estado. Também estão entre os objetivos a qualificação profissional, o apoio aos municípios mineradores e a regularização e modernização da mineração de pequena escala.
Para Max Russi, a nova política cria condições para que Mato Grosso aproveite melhor suas riquezas minerais e transforme esse potencial em desenvolvimento econômico e oportunidades para a população.
“Temos um potencial mineral enorme e precisamos fazer com que essa riqueza gere desenvolvimento aqui dentro de Mato Grosso. Essa política cria uma estrutura para avançarmos com segurança jurídica, sustentabilidade, tecnologia e agregação de valor, gerando novos investimentos, empregos e renda”, destacou Max.
A vice-presidente do Grupo de Trabalho (GT) da Mineração, Taís Costa, ressaltou o caráter pioneiro da iniciativa e a importância de estruturar o setor com participação do poder público, universidades e especialistas.
“Pela primeira vez estamos construindo todo um alicerce para a mineração em Mato Grosso. É um avanço que busca trazer a atividade para a legalidade, com sustentabilidade, rastreabilidade e alinhamento às boas práticas de governança”, afirmou.
A repercussão também alcançou profissionais do setor. A advogada especialista em mineração Pamela Alegria destacou que a nova legislação permite ao estado avançar no conhecimento sobre suas riquezas minerais.
“Mato Grosso, que é tão forte no solo, vai começar a estruturar a política para mostrar efetivamente o que temos no nosso subsolo. Esse é o grande avanço”, afirmou em vídeo publicado nas redes sociais.
Assessoria - O palco do Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) recebe, no…
Encontro no quintal do Flor Ribeirinha reuniu representantes da cultura popular de Cuiabá, Várzea Grande,…
Três homens da mesma família foram encontrados mortos dentro de uma casa em Nova Monte…
Unidade em Chapada dos Guimarães atende cerca de 43 pacientes. O Ministério Público de Mato Grosso…
Olga Beatriz Santos da Silva, de 12 anos, morreu na primeira noite em que dormiu…
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) realizou, entre sábado (12) e domingo…