Categories: Featured

Várzea Grande realiza “Dia D” com lançamento do plano de ação nesta quarta-feira


A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, promove nesta quarta-feira (18), às 9h, o “Dia D” de lançamento do Plano de Integração das Ações de Vacinação nas Escolas. A iniciativa por objetivo trabalhar a importância da imunização nas unidades escolares do Município, orientando e conscientizando as crianças a estarem vacinadas e fortalecendo o envolvimento da comunidade escolar na prevenção de várias doenças.

Para deixar o evento ainda mais animado, o mascote da campanha de vacinação – o Zé Gotinha – estará animando a criançada e reforçando que ele é legal e importante para a saúde delas.  O evento vai contar com apresentações culturais dos alunos da escola como: balé Jardim do Alino, coral com ritmo alusivo à vacinação, grupo de flauta Doce Encanto e sorteio de brindes para as crianças que souberem responder perguntas sobre a vacinação. 

Com essa parceria, a secretaria de saúde quer elevar as taxas de vacinação, principalmente nas comunidades que apresentam baixa adesão às vacinas contra gripe e a atualizar o cartão vacinal. A ideia é aumentar a eficácia da imunização e compartilhar responsabilidades junto às famílias, comunidades e escolas.

O evento acontecerá na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) ‘Alino Ferreira de Magalhães’, localizada na Avenida Verdão, 1067, Jardim Maringá. A abertura contará com a presença da prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti, do secretário municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Cleiton Marino Santana, do superintendente da Atenção Primária, Márcio Frederico de Arruda, do superintendente da Vigilância em Saúde, José Carlos Valadares.

OUTRAS AÇÕES – A gerência de Vigilância Epidemiológica vem desenvolvendo diversas ações em conjunto com as equipes das Unidade de Saúde do Município com vacinação nas escolas.

Outra frente importante será a participação da Secretaria de Saúde no projeto social “AREIA”, que será realizado entre os dias 23 a 25 desse mês, no bairro São Mateus. A ação contará com a oferta de diversos serviços sociais e a presença das equipes de saúde, promovendo a vacinação de crianças, gestantes e idosos e o acompanhamento do Programa Bolsa Família.

Encerrando o cronograma do mês de junho, no dia 27, a equipe da saúde participará da V Conferência Municipal da Pessoa Idosa, no Centro de Convivência para a Pessoa Idosa “Vovô Zeid”. Durante o evento, os idosos receberão a vacina contra a gripe e terão a oportunidade de atualizar seu cartão vacinal, incluindo doses contra a Covid-19 e outras vacinas de rotina.

A gerente da Vigilância Epidemiológica, Alessandra Carreira, reforça que a vacina contra a influenza é segura, gratuita e está disponível em todas as unidades de saúde. “Nosso objetivo é proteger a população e evitar surtos da doença, principalmente, entre os grupos mais vulneráveis”, destaca.

O Noroeste

Recent Posts

CRM-MT abre investigação para apurar morte de jovem durante cirurgia plástica em Cuiabá

Conselho informou que investigação vai esclarecer as circunstâncias do atendimento; procedimento tramita sob sigilo. O…

6 minutos ago

TJMT derruba reajuste automático de servidores da Assembleia e barra ascensão sem concurso

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) declarou inconstitucionais dispositivos de uma lei que…

9 minutos ago

VÍDEO: Caminhão se envolve acidente com ônibus de estudantes na BR-163 em MT

Acidente envolvendo um caminhão e dois ônibus, um deles com estudantes, deixou o motorista do…

11 minutos ago

Corpo é encontrado enterrado em área rural de Alto Araguaia (MT)

Vítima foi localizada perto de um ponto conhecido como “Bomba d’Água”, e passará por exames…

19 minutos ago

Acusado de matar ex-mulher é encontrado morto em penitenciária de VG I MT

Joilson Bonifácio Correia de Souza Silva, de 44 anos, foi encontrado morto no Complexo Penitenciário…

20 minutos ago

Provas para ingresso em escolas militares de MT ocorrem neste domingo

Resultado final será divulgado em 9 de novembro, e as matrículas começam em dezembro. As…

23 minutos ago