Categories: FeaturedMT MAIS

Incêndio no Parque Estadual Serra Ricardo Franco é extinto após 10 dias de força-tarefa em MT

Um incêndio florestal que atingiu o Parque Estadual Serra Ricardo Franco, em Vila Bela da Santíssima Trindade, a 562 km de Cuiabá, foi extinto neste sábado (30), após 10 dias de força-tarefa entre Corpo de Bombeiros, forças de segurança e fazendeiros da região.

O primeiro foco de calor no parque foi detectado por satélite, na Sala de Situação Central do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), no dia 21 de agosto. A partir desta data, as equipes se mobilizaram para conter as chamas, devido a importância da biodiversidade do local.

A operação contou com o apoio de um helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) para mapear áreas afetadas e de um avião do Grupo de Aviação do Corpo de Bombeiros Militar (GAVBM) que lançou água em pontos críticos do parque (assista abaixo).

No solo, as equipes atuaram diretamente no combate às chamas, inclusive em áreas de difícil acesso. Foram feitos mais de 10 quilômetros de aceiros para impedir a propagação do fogo. Moradores e produtores rurais da região colaboraram com maquinários que foram utilizados durante a operação.

Mesmo com a extinção do incêndio, as equipes seguem monitorando possíveis novos focos de calor, devido o vento e a baixa umidade.

Força-tarefa entre Corpo de Bombeiros, forças de segurança e fazendeiros da região durou 10 dias — Foto: Corpo de Bombeiros

🦜 O parque

Criado em 1997 por meio do Decreto Estadual nº 1.796, o Parque Estadual Serra de Ricardo Franco é uma das unidades de conservação estadual com maior potencial turístico de Mato Grosso.

Cânion da Serra Ricardo Franco, em Vila Bela da Santíssima Trindade — Foto: Rafael Marques/Secom – MT

São 158,6 mil hectares de extensão contendo em seu interior centenas de cachoeiras, piscinas cristalinas, vales e uma vegetação que reúne floresta Amazônica, o Cerrado e Pantanal, com espécies únicas de fauna e flora, algumas ainda desconhecidas da ciência.

O parque também abriga a cachoeira do Jatobá, a maior do estado e quarta maior do país, com 248 metros de queda.

O Noroeste

Recent Posts

ALMT participa da elaboração de manuais de orientação sobre violência contra a mulher

Em parceria com o Governo de Mato Grosso, Assembleia contribui com orientações para a imprensa…

3 horas ago

AL aprova PL para ampliar acesso à internet em comunidades indígenas e quilombolas em MT

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Max Russi (Podemos), é autor…

3 horas ago

Republicanos busca consenso para garantir vaga na Mesa Diretora da AL, revela Nininho I MT

O deputado estadual reeleito Ondanir Bortolini, o Nininho (Republicanos), confirmou que a bancada do seu…

3 horas ago

MT reduz roubos em 75% entre 2019 e 2026 e registra menor média mensal da série histórica

O número de roubos em Mato Grosso caiu 75,3% entre 2019 e 2025, passando de…

3 horas ago

‘Clima de decepção’, diz Mauro Mendes após derrota de Flávio Bolsonaro

Cotado para assumir um ministério em um eventual governo de Flávio Bolsonaro (PL), o ex-governador…

3 horas ago

“Vamos mudar o jeito de governar este país”, afirma Lula após garantir mais um mandato

Agência Brasil - No primeiro discurso após a reeleição, o presidente Luiz Inácio Lula da…

3 horas ago