Categories: FeaturedTCE

Empresas simulavam consignados como operações de cartão para driblar margem de servidores

O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, destacou o papel das mesas técnicas no enfrentamento do superendividamento dos servidores estaduais. O trabalho, ainda em andamento, já resultou no ajuizamento de ação civil pública pelo Ministério Público de Mato Grosso (MPE) contra as empresas do Grupo Capital Consig, investigadas por supostas fraudes em operações de crédito consignado.

“As mesas técnicas têm se tornado bússolas, instrumentos de solução. Já não é mais novidade para ninguém a resolução que têm as nossas mesas técnicas e a confiança que existe nos resultados. Então, fica aqui registrado o valor, a importância e o respeito que a palavra e a posição que o Tribunal de Contas tem perante todas as instituições”, afirmou Sérgio Ricardo durante a sessão ordinária desta terça-feira (14).

O presidente ressaltou que a deliberação final da mesa técnica previu expressamente, em seu item 1, a propositura de ação judicial conjunta entre o Ministério Público e o Governo do Estado. “Ontem, em contato com o Ministério Público e o Governo do Estado, fizemos uma ata, assinamos todos e, hoje pela manhã, o Ministério Público propôs a ação civil pública que foi deliberada pela mesa técnica”, explicou.

Segundo o MPE, há fortes indícios de violação ao dever de informação, práticas abusivas e lesão a direitos dos consumidores e ao erário estadual. As provas reunidas demonstram que as instituições financeiras simulavam empréstimos consignados como operações de saque via cartão de crédito, utilizando de forma irregular a margem consignável dos servidores e omitindo informações essenciais na contratação.

As investigações foram iniciadas por meio do Inquérito Civil SIMP nº 009467-001/2025, instaurado para apurar a atuação da empresa Capital Consig Sociedade de Crédito Direto S.A.. No decorrer dos trabalhos, foram identificadas outras instituições pertencentes ao mesmo grupo econômico, o que levou à ampliação da investigação.

As apurações foram conduzidas no âmbito da Força-Tarefa das Consignações, criada para apurar práticas abusivas no sistema de crédito voltado a servidores estaduais. A força-tarefa seguirá com a análise dos dados do Sistema Revisa Consignações e das reclamações registradas no PROCON/MT, priorizando os casos em que houver indícios de práticas abusivas e ausência de informação adequada ao consumidor.

Da mesma forma, a mesa técnica permanece ativa e deverá consolidar, nas próximas reuniões, novas medidas para aprimorar o controle sobre o sistema de consignações e garantir maior transparência nas operações de crédito.

A mesa técnica

Instalada no fim de maio, a mesa técnica conduzida pelo TCE-MT reúne representantes do Executivo, Legislativo, Ministério Público, Defensoria Pública e entidades sindicais para discutir soluções para a crise do crédito consignado no estado. A iniciativa foi proposta pelo conselheiro Guilherme Antonio Maluf e está sob relatoria do conselheiro Campos Neto.

O grupo tem como objetivo analisar o cenário de superendividamento dos servidores públicos estaduais, identificar possíveis irregularidades e propor medidas para garantir maior transparência e controle sobre os contratos. Um dos primeiros encaminhamentos foi a exigência de entrega dos contratos por parte das instituições financeiras e correspondentes bancários, etapa viabilizada por meio de plataforma digital do TCE-MT.

O Noroeste

Recent Posts

Devido às altas temperaturas, desfile de 7 de Setembro será realizado à noite em Cuiabá

Entre domingo (30) e quinta-feira (3), as temperaturas máximas devem variar de 36°C a 43°C.…

10 horas ago

Motorista morre após carreta carregada de milho tombar de ponte e cair em rio em MT

Veículo caiu da ponte sobre o Rio Mira-sol, em Gaúcha do Norte, e ficou com…

10 horas ago

Motorista de carro de luxo bate em duas motos e mata motociclista após ser expulso de balada em Cuiabá

Motorista fugiu a pé após a batida; A esposa do suspeito informou aos policiais que…

10 horas ago

‘Não ganhei tudo dos meus pais’: homem é agredido após discussão em grupo de faculdade em MT

Vítima de 34 anos foi atacada com socos e chutes em frente de casa; suspeitos…

10 horas ago

VÍDEO: menino de 5 anos corre antes de ser levado por casal em Cuiabá; polícia investiga suposto sequestro

Conforme a polícia, a mulher que aparece nas imagens é a mãe biológica do menino.…

1 dia ago

Adolescente de 15 anos desaparece após embarcar em carro de aplicativo em Cuiabá

Maria Clara de Araújo Oliveira foi vista pela última vez na noite desta sexta-feira (28),…

1 dia ago