Categories: Nacional

Emendas garantem investimentos de R$ 34,5 milhões para saúde em MT

O Governo Federal acaba de liberar mais R$ 34,5 milhões para 37 municípios de Mato Grosso. Os recursos referem-se a emendas apresentadas ao Orçamento Geral da União pelo senador Jayme Campos (União-MT) e pelo deputado federal Juarez Costa (MDB) e deverão financiar serviços e ações da atenção primária à saúde. A liberação dos recursos foi comunicada ao senador diretamente pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Os municípios beneficiados – que já estão com os recursos na conta – poderão investir na promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação, atuando como a principal porta de entrada do SUS. As ações incluem consultas (médica, de enfermagem e odontológica), vacinação, atendimento domiciliar, orientação sobre saúde, pré-natal, controle de doenças crônicas e realização de exames e curativos, com foco na saúde individual, familiar e coletiva.

Três vezes prefeito de Várzea Grande, Jayme Campos explicou que tem dedicado especial atenção para assegurar recursos para que os municípios mato-grossense possam investir na melhoria do atendimento na área da saúde. Segundo ele, fortalecer a atenção básica é a forma mais inteligente e econômica de cuidar da população, sobretudo, aquelas que precisam da atenção do poder público.

“Mato Grosso, estado que tanto amo e represento, conhece bem essas carências. Por isso, estamos, ao lado do deputado Juarez Costa, lutando incansavelmente para levar mais recursos para nossos municípios” – ele ressaltou.

Os 34 municípios beneficiados com as emendas do senador Jayme Campos e do deputado Juarez Costa são: Água Boa, Alto Paraguai, Alto Taquari, Apiacás, Araguainha, Arenápolis, Bom Jesus do Araguaia, Castanheira, Confresa, Feliz Natal, General Carneiro, Luciara, Marcelândia, Matupá, Mirassol d’Oeste, Nova Bandeirantes, Nova Canaã, Nova Guarita, Nova Monte Verde, Nova Santa Helena, Novo Horizonte, Novo Mundo, Novo Santo Antônio, Nova Nazaré, Novo São Joaquim, Pontal do Araguaia, Porto dos Gaúchos, Paranaita, Ribeirão Cascalheira, Rosário Oeste, Santa Cruz do Xingú, Santo Afonso, São José do Povo, Terra Nova do Norte, Tesouro, União do Sul e Vale do São Domingos.

Jayme Campos afirmou que o objetivo, além de fortalecer o trabalho dos municípios, é de permitir que sistema de saúde se torna mais robusto, ágil e bem estruturado. “Essa é a espinha dorsal de uma nação soberana e desenvolvida. É respeitar o cidadão que paga impostos” – frisou.

A notícia da liberação dos recursos para financiamento de ações de saúde pública foi recebida com entusiasmo por vários prefeitos. Muitos deles fizeram o comunicado sobre o recebimento das transferências do Ministério da Saúde e agradeceram aos dois parlamentares. “Iniciamos nossa manhã com muita alegria anunciando a chegada de um importante emenda parlamentar para a saúde de nosso município” – declarou Ricardo Babinsky, de Confresa, que fez questão de ressaltar que o trabalho de Juarez e Jayme Campos fará grande diferença para o atendimento da população.

O Noroeste

Recent Posts

IPCA registra deflação em agosto impulsionado por desconto na energia e queda nos combustíveis – O Mato Grosso

O consumidor brasileiro sentiu um alívio direto no orçamento familiar durante o mês de agosto.…

48 minutos ago

Motorista morre preso às ferragens após caminhão tombar I MT

Um homem identificado como Ednaldo Soares Silva, de 51 anos, morreu após o caminhão que…

5 horas ago

Dona de boate e gerente são detidos em Cuiabá por impedir garotas de programa de voltarem para casa no AM

Mulheres, de 19 anos, disseram à polícia que tinham passagens compradas, mas perderam o ônibus…

6 horas ago

Manutenção deixa 138 localidades de Cuiabá sem água neste sábado (12); veja lista

Serviço será realizado neste sábado (12), com previsão de normalização gradual do abastecimento ao longo…

6 horas ago

O que falta para o Aeroporto Marechal Rondon em MT operar voos internacionais

Anac autorizou o aeroporto a operar voos internacionais em 2024, mas companhias ainda avaliam fatores.…

6 horas ago

Operação Lei Seca prende seis por embriaguez e remove 49 veículos em Cuiabá I MT

A Operação Lei Seca, realizada na madrugada desta sexta-feira (11), em Cuiabá, terminou com seis…

6 horas ago