Categories: Economia

Governo de MT extingue cobranças antigas da Tacin e isenta taxa em 2026


O Governo de Mato Grosso decidiu extinguir as cobranças da Taxa de Segurança contra Incêndio (Tacin) referentes aos últimos anos e isentar o pagamento da taxa ao longo de todo o ano de 2026. Com a medida, deixam de ser exigidos os débitos relacionados a fatos geradores ocorridos até 2025.

A iniciativa alcança valores inscritos ou não em dívida ativa, além de débitos que estejam em fase de cobrança administrativa ou judicial. Segundo a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-MT), o objetivo é encerrar definitivamente a cobrança retroativa da taxa, assegurando maior segurança jurídica aos contribuintes e atendendo a demandas do comércio varejista e de entidades representativas do setor produtivo.

De acordo com o secretário adjunto de Receita Pública, Fábio Pimenta, a decisão busca eliminar passivos antigos e simplificar a relação entre o Estado e os contribuintes. “A lei traz clareza ao contribuinte, elimina passivos antigos e simplifica a relação com o Estado, especialmente para os setores produtivos que vinham demandando uma solução definitiva sobre a cobrança retroativa da taxa. Não seria justo cobrar anos acumulados de Tacin”, afirmou.

A cobrança da taxa vinha sendo discutida judicialmente e, em agosto de 2025, decisões do Tribunal de Justiça de Mato Grosso e do Supremo Tribunal Federal reconheceram a constitucionalidade da Tacin. Mesmo diante desse entendimento, o Governo do Estado optou por anistiar os valores dos anos anteriores, afastando a cobrança retroativa e evitando impactos financeiros às empresas e aos contribuintes.

Conforme a Sefaz, todos os processos e procedimentos de cobrança já iniciados serão encerrados, independentemente da fase em que se encontrem. As mesmas regras também se aplicam ao adicional de 10% destinado ao Fundestec, que era cobrado de forma complementar à taxa de incêndio.

A Tacin é uma taxa cobrada de pessoas físicas e jurídicas pela prestação de serviços de prevenção e combate a incêndios. Os recursos arrecadados são destinados ao Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso.

O Noroeste

Recent Posts

Motorista evita acidente após ônibus perder o freio na Serra de São Vicente de MT

O motorista só percebeu que o veículo estava com falhas no freio durante a descida…

5 horas ago

Acordo beneficia cerca de 10 mil trabalhadores e encerra 11 ações coletivas contra a BRF em MT

Cerca de 10 mil trabalhadores da BRF em Lucas do Rio Verde poderão ser beneficiados…

5 horas ago

Aumento da mistura de etanol deve impulsionar geração de empregos, avalia presidente da Fiemt

O aumento do percentual de etanol anidro na gasolina, de 30% para 32%, aprovado nesta…

6 horas ago

Mato Grosso supera 239 mil sistemas de energia solar

Estado registrou cerca de 48 mil novas instalações nos últimos 12 meses e ocupa a…

8 horas ago

Pecuária de MT quase dobra produção de carne por hectare em 15 anos com avanço tecnológico

Melhoramento genético, manejo de pastagens e investimentos em nutrição animal elevaram em 90,3% a produtividade…

8 horas ago

Motorista cai em rio de Sinop (MT) e sobrevive após ficar agarrado a galhos

Vítima foi resgatada em estado de choque após conseguir sair do carro por conta própria,…

8 horas ago